Três voltas ao mundo passam este mês pela costa brasileira

Veleiros de regatas de volta ao mundo como a Barcelona World Race e a Velux 5 Oceans estão passando ou passarão pela nossa costa

Por Flavio C. D'Almeida
Da redação
da www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
O Sodeb'O está navegando rumo à França, onde termina sua volta ao mundo

Atualmente a costa brasileira está sendo navegada por algumas das principais regatas de circunavegação do mundo. Embarcações de altíssimo desempenho estão neste exato momento velejando por nossas águas. Outras passarão por aqui muito em breve.

O francês Thomas Colville, que tenta estabelecer um novo recorde de volta ao mundo navegando solo, a bordo do trimarã de 105 pés
Sodeb’o, viveu momentos bons e ruins por aqui. Até alguns dias atrás ele estava à frente do recorde enquanto velejava com os ventos alísios na altura da região sudeste e começo da nordeste do Brasil. Mas logo encontrou as típicas calmarias tropicais e agora, novamente atrás da atual marca, está tendo dificuldade para encontrar bons ventos na extremidade nordeste brasileira.


Clique aqui para acompanhar Thomas Colville em tempo real no site oficial do Sodeb'o.


É o que acontece também com os líderes da Barcelona World Race (BWR), os franceses Jean-Pierre Dick e Loïck Peyron e o veleiro de 60 pés da classe Imoca Open 60, Virbac Paprec 3. Localizados mais ou menos na mesma região que Colville, a distância deles para o 2º colocado diminui a cada boletim reportado pela organização da regata de volta ao mundo em duplas e sem paradas.


Foto: Divulgação
A largada da Barcelona World Race foi no dia 31 de dezembro de 2010

O Mapfre, vice-líder da BWR, capitaneado pelos espanhóis Iker Martínez e Xabi Fernández, ainda está aproveitando os ventos alísios de nossa costa, o que explica a diminuição da distância para os líderes, que neste momento é de 166 milhas náuticas.

Outras quatro embarcações da BWR estão navegando em águas brasileiras, porém um pouco mais ao sul. Três delas (
Renault Z.E., Neutrogena e Estrella Damm), muito perto uma das outras, estão na altura do sul da região nordeste, e a outra (Gaes Centros Auditivos) está perto da região sul do Brasil. Todas as outras duplas ainda navegam no Oceano Pacífico mas, se atravessarem ilesas o Cabo Horn, devem passar por aqui.

Clique aqui para acessar o site oficial da Barcelona World Race.

 

Foto: Divulgação
Os veleiros da classe Eco 60 da Velux 5 Oceans em breve passarão por aqui

 

Outra regata de volta ao mundo que em breve passará pela costa brasileira é a Velux 5 Oceans, que também é navegada em veleiros de 60 pés porém da classe Eco 60, e com paradas e apenas um tripulante. A regata está atualmente parada em Punta del Este, mas dia 27 de março a 4ª e penúltima perna parte rumo a Charleston, no sul da costa leste dos Estados Unidos. Inevitavelmente, as quatro embarcações da Velux (uma abandonou a prova) passarão pelo Brasil em um futuro breve.



Clique aqui para acessar o site oficial da Velux 5 Oceans.