Turismo de navegação mostra tendência de expansão no país
O turismo de navegação aumentou, em média, no Brasil, 35% por ano, nos últimos oito anos. Somente em 2010, o crescimento foi de 50%, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens regional Rio de Janeiro (Abav-RJ), Luiz Strauss de Campos. A alta temporada de cruzeiros marítimos 2010/2011 começou em outubro do ano passado e se estenderá até abril próximo.
Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), somente neste carnaval 12 transatlânticos passarão pelo litoral fluminense até amanhã, somando mais de 28 mil passageiros. A previsão da entidade é que em toda a temporada brasileira de cruzeiros marítimos serão transportadas quase 900 mil pessoas, o que significará expansão de 23% em relação à temporada anterior, quando 18 navios transportaram 720 mil passageiros.
Strauss de Campos estimou que somando a temporada de cruzeiros com os estrangeiros que vieram para a cidade no carnaval, passarão pelo Rio de Janeiro em torno de 1 milhão de turistas. Segundo o presidente da Abav-RJ, os gastos médios por turista na cidade podem atingir até US$ 250 por dia.
— Os passageiros estrangeiros de cruzeiros injetam até mais, porque eles têm um espaço curto de tempo. Então, eles chegam e já vão fazer excursões, vão ao Sambódromo. Essa passagem rápida aqui faz com que eles consumam mais em um curto espaço de tempo — afirmou.
Ele acrescentou que, embora os turistas de navegação não gastem com hotelaria, uma vez que estão hospedados nos próprios navios, eles gastam nos pontos turísticos e em serviços, como gastronomia e táxi.