Pré-Olímpica começa nesta terça-feira em Florianópolis.
Em Florianópolis reúne os principais nomes da vela. O Veleiros do Sul participará na classe Laser standard com Adrion Santos e no match race feminino com Juliana Senfft, Daniela Adler e Gabriela Sá. Seletivas apontam também últimos classificados para o Pan
Florianópolis (SC) - Começa nesta terça-feira, no Iate Clube de Santa Catarina, a segunda parte da Semana Brasileira de Vela. O evento definirá a equipe nacional da modalidade que representará o País nas principais competições da temporada 2011, além dos últimos velejadores classificados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.
A programação tem início ao meio-dia com as regatas das classes 49er (masculino), 470 (masculino e feminino), Finn (masculino), Laser (masculino e feminino), RS:X (masculino e feminino) e Star (masculino). A competição será dividida em três raias e o vencedor conhecido depois de 11 regatas, com dois descartes. Serão disputadas, no máximo, três regatas por dia. A flotilha de Match Race terá apenas treino nesta terça-feira, entre 10 e 18 horas. Nos demais dias, as regatas desta classe começam às 10 h da manhã. As demais flotilhas têm disputas sempre a partir do meio-dia até domingo.
Os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira e os atuais líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, já treinam, desde a semana passada, na raia da praia de Jurerê, em Florianópolis (SC). O vencedor da Semana Brasileira de Vela será o representante da categoria no evento teste para a Olimpíada de Londres, no meio do ano, na raia de Weymouth, no mês de agosto.
"É muito importante fazer essa competição para simular os Jogos Olímpicos. Aqui em Florianópolis, acredito que o duelo será acirrado entre a nossa dupla e a do Torben. Vão ser regatas bastante disputadas desde o início da velejada. É uma dupla muito experiente e difícil de ser batida, mas a gente está em um bom momento", avalia Robert Scheidt.
O maior medalhista olímpico do País, Torben Gral, está desde a metade da semana passada em Florianópolis treinando ao lado do proeiro Marcelo Ferreira . "Não vai ser fácil, porque o Robert e o Bruno estão no auge da forma deles e a gente está recomeçando o nosso trabalho. É importante vir e colocar a cara a tapa. O importante é velejar na maioria das competições no exterior, principalmente naquelas válidas pelo ranking mundial. No ano passado, a nossa dupla não fez tantas provas", revela Torben Grael.
Quatro vagas para o Pan serão definidas até domingo - A Semana Brasileira de Vela apontará até domingo os últimos classificados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Falta a definição nas classes Laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino), que são olímpicas e pan-Americanas. Os favoritos na Laser são Bruno Fontes, no masculino, e Adriana Kostiw e Odile Ginaid entre as mulheres. "Fiz a seletiva da Sunfish na primeira semana como treino, mas agora a competição é pra valer. Estou confiante", avisa o catarinense Bruno Fontes, um dos destaques da seletiva de Sunfish, que terminou em segundo lugar.
No domingo, o País conheceu os primeiros representantes para a competição no México. Na Hobie Cat 16, a dupla Bernardo Arndt e Bruno Oliveira (Ilhabela) tentará recuperar a medalha de ouro, depois da desclassificação no Rio 2007. Na Lightning, a experiente equipe formada por Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva (São Paulo) é esperança de medalha.
O jovem catarinense Matheus Dellagnelo competirá na classe Sunfish e a dupla Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, do Rio de Janeiro, derrotou os últimos dois campeões Pan-Americanos de Snipe (Alexandre Paradeda/ Rio 2007 e Bruno Bethlen/ Santo Domingo 2003) e garantiu vaga no México com duas regatas de antecipação.
A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina, com apoio da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco, apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.