Pré-Olímpica começa nesta terça-feira em Florianópolis.

robert_star

Em Florianópolis reúne os principais nomes da vela. O Veleiros do Sul participará na classe Laser standard com Adrion Santos e no match race feminino com Juliana Senfft, Daniela Adler e Gabriela Sá. Seletivas apontam também últimos classificados para o Pan

 

Florianópolis (SC) - Começa nesta terça-feira, no Iate Clube de Santa Catarina, a segunda parte da Semana Brasileira de Vela. O evento definirá a equipe nacional da modalidade que representará o País nas principais competições da temporada 2011, além dos últimos velejadores classificados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

A programação tem início ao meio-dia com as regatas das classes 49er (masculino), 470 (masculino e feminino), Finn (masculino), Laser (masculino e feminino), RS:X (masculino e feminino) e Star (masculino). A competição será dividida em três raias e o vencedor conhecido depois de 11 regatas, com dois descartes. Serão disputadas, no máximo, três regatas por dia. A flotilha de Match Race terá apenas treino nesta terça-feira, entre 10 e 18 horas. Nos demais dias, as regatas desta classe começam às 10 h da manhã. As demais flotilhas têm disputas sempre a partir do meio-dia até domingo.

Os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira e os atuais líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, já treinam, desde a semana passada, na raia da praia de Jurerê, em Florianópolis (SC). O vencedor da Semana Brasileira de Vela será o representante da categoria no evento teste para a Olimpíada de Londres, no meio do ano, na raia de Weymouth, no mês de agosto.

laser_web_

"É muito importante fazer essa competição para simular os Jogos Olímpicos. Aqui em Florianópolis, acredito que o duelo será acirrado entre a nossa dupla e a do Torben. Vão ser regatas bastante disputadas desde o início da velejada. É uma dupla muito experiente e difícil de ser batida, mas a gente está em um bom momento", avalia Robert Scheidt.

O maior medalhista olímpico do País, Torben Gral, está desde a metade da semana passada em Florianópolis treinando ao lado do proeiro Marcelo Ferreira . "Não vai ser fácil, porque o Robert e o Bruno estão no auge da forma deles e a gente está recomeçando o nosso trabalho. É importante vir e colocar a cara a tapa. O importante é velejar na maioria das competições no exterior, principalmente naquelas válidas pelo ranking mundial. No ano passado, a nossa dupla não fez tantas provas", revela Torben Grael.



Quatro vagas para o Pan serão definidas até domingo - A Semana Brasileira de Vela apontará até domingo os últimos classificados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Falta a definição nas classes Laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino), que são olímpicas e pan-Americanas. Os favoritos na Laser são Bruno Fontes, no masculino, e Adriana Kostiw e Odile Ginaid entre as mulheres. "Fiz a seletiva da Sunfish na primeira semana como treino, mas agora a competição é pra valer. Estou confiante", avisa o catarinense Bruno Fontes, um dos destaques da seletiva de Sunfish, que terminou em segundo lugar.

No domingo, o País conheceu os primeiros representantes para a competição no México. Na Hobie Cat 16, a dupla Bernardo Arndt e Bruno Oliveira (Ilhabela) tentará recuperar a medalha de ouro, depois da desclassificação no Rio 2007. Na Lightning, a experiente equipe formada por Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva (São Paulo) é esperança de medalha.

O jovem catarinense Matheus Dellagnelo competirá na classe Sunfish e a dupla Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, do Rio de Janeiro, derrotou os últimos dois campeões Pan-Americanos de Snipe (Alexandre Paradeda/ Rio 2007 e Bruno Bethlen/ Santo Domingo 2003) e garantiu vaga no México com duas regatas de antecipação.

A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina, com apoio da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco, apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.