Nautifestival reúne cadeia náutica para debate sobre o setor

Fonte: Viva Comunicação

A  importância do segmento náutico no Brasil passa pelo extenso litoral, banhado pelo oceano Atlântico, desde o cabo Orange  até o Arroio Chuí. Isso sem contar nos milhares de quilômetros de águas doces navegáveis classificadas como o segundo maior conjunto de águas interiores do planeta. Este país que tem um dos maiores potenciais náuticos do mundo reúne condições ideais para a prática do lazer e do esporte aquático com 8.5 mil quilômetros  de costa navegável, ao longo de 17 estados, e um número imenso de rios, lagos, represas e hidrovias que somam 22 mil quilômetros a serem explorados por embarcações de todos os tipos.

Com 686 quilômetros de extensão, o Rio Grande do Sul conta com a principal hidrovia brasileira em termos de carga transportada. É operada por uma frota de 72 embarcações, que podem movimentar um total de 130 mil toneladas. As águas do Estado gaúcho tem levado um número cada vez maior de praticantes de esportes náuticos e navegadores de barcos, com ou sem motor, a investir neste mercado.

Além  da questão do esporte e do lazer, o segmento  também é uma importante alavanca do crescimento econômico e do desenvolvimento social, distribuindo renda, gerando empregos, expandindo o turismo e proporcionando melhoria da qualidade de vida. As etapas envolvidas em uma única embarcação revela uma grande capacidade de gerar mão-de-obra, desde o projeto do barco, passando por sua construção, comercialização, utilização e manutenção; e no movimento que produz em toda a cadeia náutica, criando, em média, sete postos de trabalho para cada barco produzido. Atualmente, o setor náutico brasileiro é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, na sua maioria em empresas de médio e pequeno porte, pulverizadas por todo o país. Apenas nos estados do PR, SC e RS mais de 200 empresas entre estaleiros, motores e equipamentos, lojas e serviços que trabalham para atender a demanda da região por produtos e equipamentos náuticos. 

Por todos esses motivos, o 1º Nautifestival estará promovendo no dia 19 de setembro, um Meeting com estaleiros, clubes,  varejo e lideranças sobre o tema. Importante para a economia brasileira, a cultura náutica do Rio Grande do Sul está passando por fortes transformações e ninguém melhor do que a própria sociedade, em seus interlocutores e as instituições do setor para auxiliar nas melhores escolhas.

Serviço

NautiFestival

Data: 18 a 24 de setembro

Horário: dias da semana, das 14 às 22h / sábado e domingo, das 10 às 22h

Local: Centro de Eventos da FIERGS - Av. Assis Brasil, 8787 - Sarandi, Porto Alegre - RS

Informações: (51) 9595.5484 ou 3406.4040 – contato@nautifestival.com.brwww.nautifestival.com.br