Jipe-Windsurf é o novo projeto da NASA para explorar Vênus

Fonte: Almanautica

Pressões esmagadoras, ventos fortes e nuvens ácidas fizeram com que todas as sondas já enviadas pela NASA até Vênus durassem apenas algumas horas. Agora a agência espacial americana propõe um jipe-windsurf que tem apenas duas partes móveis. O projetista afirma que ele poderia andar movido à vela em toda a sua superfície do planeta.

A geringonça, apelidada de Zephyr, é projetada para trabalhar com potências extremamente baixas e seus aparelhos podem funcionar a uma temperatura de 450° C.
Isso tudo por enquanto é apenas um projeto (fotos) proposto por Geoffrey Landis, do Centro de Pesquisas Glenn . “A maior parte de Vênus é extremamente plana”, observa Landis. “É tão plano e rochoso como um grande estacionamento.” O Zephyr é projetado para se locomover igualmente bem para a frente ou para trás. Isso permite que o veículo se afaste de obstáculos. Landis e seus colegas no estudo sonham ver o seu veículo, com cerca de 12 metros quadrados de células solares em Vênus por cerca de um mês, com 15 minutos de navegação por dia. “Assim, os elementos fundamentais de um jipe para Venus não estão além dos limites da física”, Landis observa. “Nós poderíamos sobreviver na fornalha de Vênus se pudermos chegar a um conceito inovador para um jipe que pode mover-se em níveis extremamente baixos de energia”, acredita o cientista.

Vênus

O planeta está envolto em uma espessa camada de nuvens altamente refletivas de ácido sulfúrico. Ele tem a mais densa atmosfera dos planetas em nosso sistema solar, composto principalmente de dióxido de carbono. E a pressão atmosférica esmagadora na superfície do planeta é 92 vezes maior do que a da Terra.