Torben Grael envia S40 para Recife e quer recorde da Refeno

Barco de Torben Grael sobe a costa brasileira para buscar recorde na Recife-Noronha

Por Antonio Alonso - Blog das Águas

O barco Magia V/Energisa, do bicampeão olímpico Torben Grael, está subindo a costa brasileira para participar da XXV regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que parte dia 05 de outubro do Marco Zero. O veleiro, da classe Soto 40, é considerado um barco de Oceano de alta performance e velocidade. Por conta disso, o comandante Torben Grael quer conquistar o recorde de singradura (espaço que o barco percorre em um dia) entre os monocascos nas 300 milhas náuticas (cerca de 545 km) entre a capital pernambucana e a paradisíaca Fernando de Noronha.

“Na última vez que eu participei da Refeno, estava a bordo do barco que conquistou o recorde entre os monocascos. Agora, eu e minha tripulação estamos determinados a conquistar esse recorde o Magia (barco)”, aponta Torben, atual técnico-chefe da equipe brasileira de vela para os Jogos 2016.

O veleiro Magia V/Energisa, deixou o Rio de Janeiro no último fim de semana e já passou por Vitória/ES. O barco deve chegar ao Recife em até cinco dias.   

A XXV regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) é organizada pelo Cabanga Iate Clube, em parceria com a Federação Pernambucana de Vela e Motor. A prova é considerada a primeira regata oceânica do país, criada em 1986 por um número pequeno de velejadores pernambucanos que desbravaram os mares até Noronha. Atualmente, a competição reúne mais de 150 barcos participantes.