Receita apreende embarcações e documentos em SC

Fonte: Almanáutica

A Receita Federal em conjunto com a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos de Santa Catarina realizaram em outubro a Operação Leão Marinho, uma operação de fiscalização em embarcações de esporte e recreio, marinas e iate clubes na grande Florianópolis.


A Receita fiscalizou os trâmites de importação de embarcações estrangeiras e o respectivo lançamento na declaração de imposto de renda de seus proprietários. No total foram 30 agentes, cinco viaturas e duas lanchas, fiscalizando 18 marinas. Três embarcações foram retidas e nas marinas, 300 embarcações de mais de 29 pés tiveram suas documentações recolhidas para verificação do imposto de renda de seus proprietários.

A Receita já realizou essa operação em 2012 porque encontrou indícios de que algumas embarcações estivessem em nome de laranjas, o que configura crime de lavagem de dinheiro. A Inteligência da Receita Federal efetua um levantamento preliminar e identifica embarcações suspeitas, que são objeto de verificação durante a operação. O nome da operação foi inspirado no plano de invasão da Grã-Bretanha pelas forças alemãs em 1940 (Unternehmen Seelöwe em alemão). Entretanto, ao contrário do plano da Receita, o plano nazista acabou não se concretizando graças às derrotas sofridas nas batalhas aéreas preparatórias para a invasão principal.