Barcos voadores do Extreme Sailing Series™ aterrissam em Florianópolis

Catamarãs de 40 pés chegaram embalados em containers e começam a ser montados para o espetáculo final da temporada na arena do Trapiche da Beira Mar

Por ZDL Comunicação

Florianópolis (SC) - Os velozes barcos da classe ‘Extreme 40’, astros principais do Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, já estão em solo brasileiro. O processo artesanal de montagem está em andamento para que a partir de terça-feira (12) estejam à disposição das sete equipes internacionais para o início dos treinos na orla catarinense. As regatas que vão definir o campeão de 2013 serão disputadas entre os dias 14 e 17. Os equipamentos armazenados em containers e transportados por 20 carretas, foram descarregados no final de semana no Trapiche da Av. Beira Mar, onde está sendo instalada a arena náutica, que o público terá acesso gratuito a partir do dia 15 (sexta-feira).

Extremenice 048

A equipe de Omã, The Wave Muscat, vai lutar pelo inédito tricampeonato no Atlântico Sul. Os representantes do Oriente Médio têm apenas dois pontos de vantagem sobre o vice-líder suíço Alinghi. "A briga vai continuar e será intensa em Florianópolis. O Alinghi tem um espírito de equipe muito forte o que os torna duro de serem batidos. Vamos velejar pensando na flotilha, como sempre fizemos, e não apenas no Alinghi. O trabalho em conjunto da nossa tripulação será fundamental", analisa o comandante do time omani, o britânico Leigh McMillan.

Como a etapa final oferece pontuação dobrada, os cinco primeiros colocados têm chance de conquistar o título no Brasil, incluindo-se Red Bull Sailing Team, da Áustria, SAP Extreme Sailing Team, da Dinamarca e o também suíço Realteam. A oitava equipe, o Team Brazil Mapfre, recebeu seu barco antecipadamente para que a tripulação começasse a treinar na semana passada, com o tempo mínimo para adaptação ao catamarã de 40 pés. O barco cedido aos brasileiros, compete com uma tripulação local em cada país-sede e ocupa o sétimo lugar na classificação geral.

Mais um título na arena de Floripa - Nesta segunda-feira (11) Clínio de Freitas e Cláudia Swan juntam-se ao Team Brazil Mapfre em Florianópolis, comemorando a conquista da medalha de ouro no primeiro Campeonato Sul-Americano da classe Nacra 17, conquistada domingo em Porto Alegre. "Estou muito feliz por termos nos recuperado, vencendo as duas regatas finais e deixando os favoritos argentinos Esteban Blando e Eugenia Bosco na segunda colocação", comemorou Clínio, que adotou a competição no Rio Guaíba como um treino de luxo para o Extreme Sailing Series.

O barco da nova classe olímpica, Nacra 17, também possui casco duplo, como o Extreme 40. Clínio foi proeiro do coordenador do Team Brazil Mapfre, Lars Grael, na conquista da medalha de bronze da classe Tornado nos Jogos de Seul, em 1988. Com a esposa Cláudia, já havia ganhado o Brasileiro da classe em ‘casa’, no Rio de Janeiro e foram os únicos representantes brasileiros no Mundial da Holanda. O catarinense Bruno di Bernardi, que também correu em Porto Alegre, vai defender o País na arena de Florianópolis. O Sul-Americano contou com nove duplas de Brasil, Argentina e Uruguai.

Copa Mais Brasil de Monotipos - Florianópolis vai levar aos fãs de esporte que comparecerem à arena náutica uma emoção única, que irá além da disputa do título do Extreme Sailing Series™. No sábado (16) e no domingo (17), antes dos veleiros mais velozes do mundo ingressarem na raia, barcos das classes Optimist, Laser, Snipe e Dingue, vão aquecer o clima para a competição, com a Copa Mais Brasil de Monotipos.

Os monotipos irão correr entre 10h e 12h, sendo que os oito ‘Extreme 40’, incluindo o Team Brazil Mapfre, largam nos quatro dias às 14h. O Iate Clube de Santa Catarina, ponto de suporte para o Extreme Sailing Series, contará com os apoios do Iate Clube de Joinville, Lagoa Iate Clube e Associação Náutica de Itajaí, que já confirmaram a participação. A estimativa é de que cerca de 35 veleiros das quatro classes disputem as regatas.

A competição preliminar ao Extreme Sailing Series™ terá um formato inusitado. Os barcos largarão juntos, independentemente da classe. Como as velocidades serão diferentes, devido ao tamanho do casco, área vélica e desenho, será adotada uma fórmula para se corrigir os tempos de chegada a fim de se estabelecer uma comparação justa entre os desempenhos de cada veleiro, o chamado ‘rating’.

A classe Optimist é exclusiva aos velejadores de 8 a 14 anos e para critério de premiação será dividida em duas categorias: estreante (primeiro ano de vela) e veterano, incluindo os que já disputaram campeonato Brasileiro ou Sul-Americano. Os três primeiros de cada categoria serão premiados. Para as demais classes haverá premiação geral da primeira à quinta colocação. O limite para o término das regatas nos dois dias será 11h59. Caso ninguém tenha terminado a prova até esse horário, o vencedor será aquele que tiver o maior número de voltas no percurso.

O que é o Extreme Sailing Series?
O Extreme Sailing Series™ é um circuito mundial de regatas organizado pela OC Sport passando por três continentes e sete cidades, entre os meses de março e novembro de 2013: Muscat (Omã), Singapura, Qingdao (China), Porto (Portugal), Cardiff (País de Gales - Reino Unido), Nice (França) e Florianópolis (Brasil).

O campeonato possui um formato exclusivo para que as melhores equipes da vela mundial possam competir de forma igualitária a bordo de um catamarã Extreme-40. O veleiro tem 40 pés de comprimento (12 metros) e chega a atingir velocidade em torno de 60 km/h. São oito equipes dos países envolvidos, com cinco tripulantes cada, além de um convidado.

Após passar pelo mundo inteiro, a cidade de Florianópolis sedia a oitava e última etapa da competição. Na capital catarinense será definido o campeão do Circuito, com provas disputadas a beira do mais famoso cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz.

A arena do Extreme Sailing Series™ foi totalmente pensada para atrair um grande público para os dias de competição em Florianópolis. O Trapiche da Av. Beira Mar Norte será o palco de recepção para que as pessoas possam acompanhar a regata de perto, com acesso gratuito, entre os dias 15 e 17 de novembro.

Programação do Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover

Quinta-feira - 14 de Novembro
10h30-11h30 - Conferência de imprensa com os comandantes no Clube Extreme
14h00-17h00 - Regatas de ‘Extreme 40’
Sexta-feira - 15 de novembro
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de ‘Extreme 40’
Sábado - 16 de novembro
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dinge)
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de ‘Extreme 40’
17h00-18h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
18h00-19h00 - Regatas de ‘Extreme 40’ (eliminatórias)
Domingo - 17 de novembro
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dinge)
11h00-13h00 / 16h30-17h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-16h30 - Regatas finais de ‘Extreme 40’
16h30-17h00 - Premiação classes monotipos
17h00-17h30 - Premiação do Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover e dos vencedores da temporada 2013

O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, é o último evento da temporada 2013 de um circuito mundial da OC Sport. A organização da etapa brasileira está sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fesporte.

Classificação geral após seis etapas
1 - The Wave, Muscat (Omã) - 56 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 54 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 45 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 41 pontos
5 - Realteam (SUI) - 35 pontos
6 - GAC Pindar (NZL) - 30 pontos
7 - Barco do País (tripulação convidada) - 26 pontos
8 - Team Korea (KOR) - 16 pontos

Sobre o Extreme Sailing Series™
Criado em 2007, o Extreme Sailing Series™ é um circuito mundial de regatas disputado em ‘arenas’ projetadas especificamente para que os espetadores tenham a oportunidade de acompanhar as manobras de veleiros de altíssimo rendimento junto à costa. O formato exclusivo da competição atrai os melhores velejadores do mundo. Os velozes multicascos disputam provas de curta duração no torneio que atravessa o planeta passando por Oriente Médio, Ásia, América do Sul e Europa. O Extreme Sailing Series™ também oferece uma experiência exclusiva aos convidados VIP, que têm o privilégio de embarcar e competir durante as regatas. Os fãs da vela em todo o mundo podem acompanhar a transmissão do evento ao vivo pela TV.