Apresentador britânico é primeiro jornalista a ser eleito para acompanhar Volvo Ocean Race 2014/2015

 
 
 
Por André Sales - nautica.com.br

Foto: Divulgação

Foram mais de 2 mil currículos inscritos de jornalistas interessados em cobrir na íntegra a Volvo Ocean Race temporada 2014/2015 como tripulante de mídia. O primeiro vencedor, o jornalista britânico Tom Bushell, de 31 anos, será o repórter de bordo da equipe Abu Dhabi Ocean Race, na Volta ao Mundo. O que alguns ainda duvidam é se o inglês é ou não um sortudo, por ter sido elegido para o conhecido “melhor pior trabalho do mundo”. Ele terá de enfrentar condições extremas de tempo e temperatura durante os árduos nove meses de competição, acompanhando todos os passos e ações dos velejadores.

O apresentador comparou a experiência com a cobertura de futebol, por exemplo, em que tudo é diferente: “Quando um jogador perde um gol e fica com raiva, o jornalista não tem a mesma sensação do atleta. Já na Volvo Ocean Race, com o Abu Dhabi Ocean Racing, eu vou viver a regata”, explica. Por mais que não possa fazer nenhuma manobra no barco, o britânico praticamente fará parte da equipe e já recebeu, inclusive, as boas vindas dos tripulantes. ”É difícil achar um trabalho jornalístico deste tipo no mundo. A função de repórter a bordo coloca você dentro do esporte”, ressaltou.

O diretor de comunicações da Volvo Ocean Race, Jon Bramley, falou sobre a oportunidade que o britânico recebeu: ”É como ser um correspondente de guerra sem nenhuma chance de escapar da linha de fogo até você chegar em terra firme. É por isso que descrevo o cargo como o melhor e o pior emprego de mídia do mundo”, brinca. “Estamos convencidos de que Tom tem as habilidades certas e personalidade para assumir este exigente cargo”. E o motivo de ter alguém tão perto da vivência da regata? Jon também falou: “A ideia é ver o que se passa dentro do barco. Queremos ver quais são as dúvidas e os medos dos velejadores, ver os momentos de glória e as decepções”, finaliza

Tom Bushell tem diversos trabalhos de destaque na imprensa de Abu Dhabi, onde vive, e foi selecionado depois de uma série de testes. Em fevereiro de 2014, ele vai deixar o cargo de chefe da editoria de esportes da Radio Arabian Network. A Volvo Ocean Race está programada para outubro de 2014, com a largada a ser realizada na cidade de Alicante, na Espanha. Serão nove intensos meses de aventura, percorrendo 39.379 quilômetros de mares ao redor do mundo.

Essa ação de colocar um jornalista em cada equipe da Volvo Ocean Race começou na temporada passada da Volta ao Mundo. Cada repórter terá a missão de coletar vídeos, áudios, fotos e textos enquanto estiver a bordo do barco. Esse conteúdo será disponibilizado ao público fã da regata pelos mais diversos meios de comunicação, como televisão, internet, mídias sociais, rádio, jornais e revistas.