Com mais de 50 pessoas, equipe de juízes será peça fundamental da Copa Brasil de Vela

Fonte: Pecci Comunicação

As regatas da Copa Brasil de Vela começam oficialmente nesta terça-feira, mas o trabalho da equipe de juízes começou faz tempo. O evento, que tem como sede a praia de São Francisco, em Niterói, servirá como teste para a equipe que irá trabalhar nos Jogos Olímpicos de 2016.

“Durante as Olimpíadas teremos cinco equipes trabalhando. Aqui na Copa Brasil estamos treinando três, que já irão trabalhar no Evento Teste, em agosto”, disse Nino Shmueli, de Israel, responsável por todos os juízes que irão trabalhar nos Jogos. Ele explica que a ideia principal é que estes profissionais, especialmente os de fora do Rio de Janeiro, possam se familiarizar com as áreas de regata tal como a profundidade, corrente e os ventos. “Apesar de esta não ser a mesma época dos Jogos, já serve para as equipes irem se entrosando”, completa Shmueli.

Para o gaúcho Nelson Ilha, responsável pelo cumprimento das regras dentro d’água e pela comissão de protestos, um evento deste porte e com esta importância, deixa os atletas com os nervos à flor da pele. “Sempre tem uma pressão, pois tem muita coisa em jogo, e por isso alguns velejadores podem acabar protestando por assuntos mínimos”, disse ele, que sabe que terá muito trabalho até o final da competição.

Mas o fato de estar trabalhando na praia, deixa ele mais contente: “A Copa Brasil de Vela me lembra os tempos áureos do iatismo, quando tínhamos eventos assim, com o pé na areia. Porém temos que sempre lembrar os velejadores que isto é um trabalho sério e devemos manter o clima mais formal.

Regatas começam nesta terça – Nesta terça-feira (7/01), às 10h, será feita a cerimônia de abertura, com a presença do vice-prefeito de Niterói Axel Grael. As regatas estão programadas para começar às 13h, nas três raias dentro da baía de Guanabara.

Programação:

 Das 9 às 18h: Inscrições e medições

7/01:

10h: Cerimônia de abertura

10h30: Reunião de participantes

13h: Regatas

De 8 a 10/01:

13h: Regatas

Dia 11:

13h: Medal Race

A Copa Brasil de Vela tem organização da CBVela e da Prefeitura de Niterói e conta com o patrocínio do Bradesco, das Águas de Niterói e da Unimed Leste Fluminense, e com o apoio do Polo Orla Gastronomia.