Revoada do Saneamento cobrará limpeza da Baía da Guanabara até 2016

Por redação nautica.com.br

 

guanabara

Marcada para o próximo dia 16, a Revoada do Saneamento cobrará ações imediatas do Governo do Rio de Janeiro para reduzir a poluição na Baía de Guanabara, sede da vela nos Jogos de 2016. A manifestação com embarcações pedirá o cumprimento do compromisso olímpico assumido pelo governo de sanear 80% do local até 2016. O ato terá início com uma concentração na Enseada de Botafogo, às 12h30h.

“Como o desgaste é eminente, nosso papel é o de antecipar o desgaste, para que permita uma conscientização pública e uma reação de poder público no sentido de minimizar a vergonha para 2016. Ficou tarde para um “Plano B” de uma Olimpíada com a Vela em Búzios. Búzios seria o ideal em termos de vento e qualidade das águas, mas temos que encarar a poluição da Baía de Guanabara como um desafio para todos. O verdadeiro legado que os Jogos Olímpicos podem deixar para todos nós”, disse Axel Grael, um dos ativistas do projeto.

O percurso será ao longo da orla do Morro da Viúva e Praia do Flamengo até a entrada da Marina da Gloria. Serão distribuídas faixas pretas para colocação no estais de popa das embarcações como demonstração de luto pela poluição. Todas as embarcações aptas a navegação estão convidadas, incluindo veleiros (que poderão empregar a propulsão mecânica), lanchas, traineiras, caiaques, canoas havaianas, SUPs.

“Não podemos ficar deitados em berço esplêndido e aguardarmos pelo pior em 2016. Nosso clamor pode ajudar os níveis de governo para atuarem como mais ímpeto e prioridade na questão da despoluição da Baía de Guanabara. Podemos fazer a diferença. Não é uma regata, mas uma barqueata de clamor por um Rio melhor para o povo fluminense”, finalizou Grael.

Foto: Global Garbage