Yacht Club de Santo Amaro mostra força no Paulista da Classe 420

 


Com três vitórias em seis regatas, a dupla Gabriel Elstrodt e Phillip Essle dominou a primeira etapa do Paulista de 420 na Represa Guarapiranga

ZDL Comunicação

São Paulo (SP) - Com 11 barcos na Represa Guarapiranga, o Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) mostrou a força do Audi YCSA Sailing Team na classe 420 durante a primeira etapa do Campeonato Paulista encerrada neste domingo (13). A regularidade demonstrada por Gabriel Elstrodt e Phillip Essle ao longo das seis regatas, garantiu à dupla a liderança da competição que será retomada em setembro, em Ilhabela, com a disputa da segunda, e última, etapa da temporada em dois finais de semana.

ycsa   tiago e phillip

Gabriel e Phillip venceram três das seis regatas e ainda obtiveram um segundo e dois terceiros lugares, acumulando oito pontos perdidos considerando-se o descarte de um resultado. Antônio Aranha e Stephan Kunath, acostumados a velejar na classe 29er, ganharam duas provas e estão na vice-liderança com 12 pontos. Leonardo Lombardi e Alexander Essle estão em terceiro, com 14. A dupla feminina mais bem colocada é formada por Giuliana Tozzi e Marina Arndt e ocupa o quarto lugar geral com 22 pontos. Homens e mulheres competem juntos.

As condições de velejada nos dois dias foram completamente distintas devido à chegada da frente fria. No sábado, vento noroeste de intensidade média, muito rondado. "Foram regatas que exigiram muita percepção para se ler o vento. Nós e o Antônio Aranha disputamos cada rajada e os três primeiros colocados terminaram o dia empatados", analisou Phillip, que velejou com Gabriel, mas está classificado para o Mundial da Juventude para correr com o gaúcho Tiago Brito, do Clube Jangadeiros, de Porto Alegre. No domingo, o vento sul, que trouxe a frente fria, soprou na represa com rajadas de 16 nós (30 km/h), acelerando os veleiros e garantindo a emoção nas três regatas do dia.

"Velejar nas condições variadas da represa traz experiência. Foi muito bom correr o Paulista. A partir de agora meu objetivo passa a ser o Mundial da Juventude, na cidade portuguesa de Tavira, em julho. Eu e o Tiago vamos programar uma semana de treinos em Ilhabela", considerou Phillip. A dupla conquistou a vaga no Mundial com o título da Copa da Juventude, em março, em Florianópolis, na classe 420, assim como Giuliana e Marina, na categoria feminina. Antônio e Stephan, apesar de correram o Paulista de 420, irão ao Mundial na classe 29er.

Logo após o Mundial da Juventude, o Audi YCSA Sailing Team permanecerá em águas europeias para a disputa do Mundial de 420, em Lubeck, na Alemanha, na última semana de julho, com quatro duplas: Eric Belda e Rodrigo Dabus, Helena de Marchi e Elisa von Fritsch, Gabriel Elstrodt e Phillip Essle, Ricardo Paranhos e Alexander Essle. A Flotilha de 420 tem como treinador o velejador olímpico Bernardo Arndt, o Baby. Helena e Elisa contam ainda com o apoio técnico de Claudio Biekarck, principal medalhista da vela brasileira em Jogos Pan-americanos.

Classificação após seis regatas

1- Gabriel/Phillip (YCSA) - (3)+ 3+1+2+1+1 = 8 pontos perdidos

2- Antônio/Stephan (YCSA) - 1+1+(5)+ 3+5+2 = 12 pp

3- Leonardo/Alexander (YCSA) - 2+2+3+4+3+(5) = 14 pp

4- Giuliana/Marina (YCSA) - 4+5+4+5+(8)+4 = 22 pp

5- Helena/Elisa (YCSA) - 6+4+2+6+(7)+ 6 = 24 pp

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.