Celeiro de medalhistas olímpicos, Rio Yacht Club comemora 100 anos de existência

Por CBVela

Sede do Sailing, Crédito: Arquivo

Sede do Sailing, Arquivo Pessoal

O Rio Yacht Club, um dos mais importantes clubes náuticos do país, completou 100 anos no último dia 14 de abril. E, como não poderia ser diferente, promoveu uma regata no dia 17 e, no dia 31, realizou uma festa de gala para comemorar o feito. Os mais importantes nomes da vela do país, claro, estiveram presentes.

Sailing, como é conhecido, é um clube pequeno em dimensões, mas grande em número de conquistas. Só de medalhas olímpicas são oito, incluindo os dois ouros de Torben Grael na classe Star em 1996 e em 2004. O clube possui ainda outros tantos títulos pan-americanos e mundiais e este número segue crescendo. Atualmente Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim, Clínio de Freitas, medalha de bronze em Seul, Cacau Swan e Martine Grael estão em campanha olímpica para representar – e bem – o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.

O Clube foi fundado por ex-sócios do Iate Clube Brasileiro que estavam mais interessados em correr regata do que na parte social. No início ele funcionava em um barracão na Estrada Fróes. Mais tarde, os sócios conseguiram um terreno na praia da Horta, construíram uma muralha e encheram o espaço com terra para poder aumentar a área do clube. Na época não havia funcionários e cada sócio cuidava do seu próprio barco. Hoje em dia o clube ainda mantém o clima intimista e aconchegante e todos que por ali passam são sempre muito benvindos.