Itajaí recebe exposição “Linha D’Água” de 05 a 10 de novembro

Fonte: D'Color Propduções Culturais

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, recebe a exposição “Linha D’Água” entre os dias 05 e 10 de novembro, no Centreventos Itajaí. A mostra reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água. O projeto Linha D’Água em Itajaí foi viabilizado através da Lei Rouanet, com patrocínio da Volvo.

A exposição é gratuita, dentro do Le Salon – Salão Náutico Internacional de Itajaí, um evento que reunirá o melhor do mercado náutico com destaque para a indústria catarinense, trazendo expositores da área marítima, os principais estaleiros do estado, rodada de negócios e um seminário voltado ao setor. O Salão Náutico, por sua vez, integra a programação da Marejada, a Festa de Itajaí. O evento reúne festival gastronômico, programação musical, espaço SESC e atrações infantis.

Projeto Linha D’água: Exposição e Palestra

Quantos litros de água você gasta por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários. O mundialmente respeitado navegador brasileiro passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia, e garante que foi suficiente. Estas e outras curiosidades fazem da exposição um programa imperdível.

“Linha D’Água” é dividida em 03 módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.

Os visitantes da exposição vão poder conhecer de perto o barco original I.A.T., com o qual Amyr realizou a travessia do Atlântico Sul a remo. Em 2014, completam-se 30 anos da viagem. Ela durou 100 dias e até hoje, Amyr é o único homem do mundo a realizar esta façanha.

Ele estará em Itajaí no dia 07 de novembro, para uma palestra gratuita às 17h. Na palestra, Amyr Klink fala sobre as estratégias de consumo ligadas ao consumo d'água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais. Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas, no Brasil e exterior. A palestra vai acontecer no Auditório do Centreventos, com entrada franca, mas para participar é preciso imprimir um “vale-palestra” a partir do dia 30/10 no site http://www.dcolor.art.br/ingressos" href="http://conteudo.a2n.com.br/accounts/27110/messages/325/clicks/%5bid%5d/499">www.dcolor.art.br/ingressos.

Amyr Klink nasceu em São Paulo, em 1955. Formou-se em economia e administração, mas é conhecido por suas viagens ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou suas viagens em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo. É autor de cinco livros, que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do oceano Atlântico, narrada em ‘Cem dias entre céu e mar’ (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em ‘Paratii: entre dois pólos’ (1992); e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em ‘Mar sem fim’ (2000).

Além de Amyr Klink, outros nomes de peso se reuniram em torno do projeto Linha D’Água, que tem produção executiva da D’color Produções Culturais. A professora da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo, Dra. Sueli Furlan, foi a responsável técnica pelo desenvolvimento dos textos que compõem os painéis e catálogos da exposição. Algumas das fotos da exposição são de autoria de Marina Klink, esposa de Amyr Klink, que, desde os anos 80, já registrava belas imagens de esportes de aventura como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país. Seus primeiros registros pela Antártica aconteceram em 1995.

Sobre a Volvo

O respeito ao meio ambiente é um dos valores essenciais do Grupo Volvo, ao lado da segurança e da qualidade. Veículos híbridos, altamente recicláveis e ambientalmente corretos fazem parte da estratégia da marca. Fabricante de caminhões, chassis de ônibus e equipamentos de construção situada em Curitiba, no Paraná, a empresa produz os mesmos modelos fabricados na Suécia, trazendo as últimas tecnologias para o segmento do transporte brasileiro. Além de Curitiba, a Volvo tem no Brasil uma unidade fabril em Pederneiras, interior de São Paulo, onde produz carregadeiras, caminhões articulados, motoniveladoras, escavadeiras e compactadores de solos. Em Curitiba trabalham 4,5 mil pessoas, e 700 na fábrica de Pederneiras.

Serviço
Exposição Linha D´Água
De 05/11 a 10/11
Centreventos Itajaí - Av Ministro Victor Konder, 303 - Bairro Centro - Itajaí/SC
Entrada franca
 

Palestra com Amyr Klink:
07/11 – 17h
Local: Auditório do Centreventos
Av Ministro Victor Konder, 303 - Bairro Centro - Itajaí/SC
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso a partir de 30/10 no site " href="http://conteudo.a2n.com.br/accounts/27110/messages/325/clicks/%5bid%5d/499">www.dcolor.art.br/ingressos