Azimut oferece cursos para tripulantes de barcos em RJ, SP e SC

Azimut Yachts do Brasil em parceria com o SENAI lança curso para capacitar e formar profissionais para atuar em embarcações. Irá atender quem já está no mercado e quem deseja ingressar no ramo náutico. As aulas deverão começar em maio.

Maio, 2015 – O estaleiro Azimut Yachts do Brasil - filial do Grupo italiano Azimut-Benetti – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) anunciaram para o primeiro semestre de 2015 curso para formação de auxiliar de tripulante de embarcações de esporte e lazer com módulos básico e avançado.

Os cursos serão ministrados primeiramente para as tripulações e donos de iates da Azimut e futuramente será aberto para tripulantes de barcos de estaleiros em geral e para quem tem interesse em ingressar na profissão náutica. A primeira turma do módulo básico deverá ser formada em Angra dos Reis (Rio de Janeiro) entre os dias 18 a 23 de maio. Em seguida será realizado o curso em Santos (São Paulo) de 22 até 27 de junho além de Itajaí (Santa Catarina) de 20 a 25 de julho. A previsão é que entre setembro e novembro sejam realizados os cursos para nível avançado.

Cursos para auxiliar de tripulante

O curso será dividido em dois módulos. O básico terá 48 horas e o avançado 40 horas entre aulas teóricas e práticas. A diferença entre os programas está no nível de conhecimento que será repassado.

Na primeira fase do curso serão apresentadas informações técnicas sobre a embarcação como os tipos de casco, noções de estabilidade, tipos de propulsões além das documentações técnicas necessárias como o manual do proprietário. Outros aspectos referentes à rotina da embarcação também serão explicados como os procedimentos para se deixar o barco em vaga seca ou molhada além de ações voltadas ao meio ambiente como a coleta de materiais e fluidos e o seu descarte além dos dejetos em locais apropriados. Controle e manutenção de bordo são mais assuntos que serão tratados durante o curso.

No módulo avançado os principais tópicos explanados serão os sistemas de ar-condicionado (desde os tipos utilizados nas embarcações, performance até  manutenção),  elétricos e hidráulicos além das tecnologias empregadas na navegação do iate.

"Nosso principal objetivo através dessa iniciativa é permitir que não apenas os tripulantes, mas também os responsáveis pela embarcação e até mesmo seus donos consigam se familiarizar com os equipamentos, identificar determinados problemas e possam dinamizar o serviço de assistência com uma primeira análise", explica o diretor de pós-vendas da Azimut no Brasil Giuseppe Donadio.

Desenvolvimento do mercado náutico x qualificação de mão de obra

Apesar de jovem o mercado náutico brasileiro já apresenta um número expressivo de frota e produção de barcos a motor. Segundo levantamento recente de publicação especializada a frota brasileira de embarcações de esporte e lazer é de aproximadamente 760 mil unidades. A estimativa é de um barco para cada 267 brasileiros e o número tende a crescer segundo previsões de estaleiros, como é o caso da Azimut Yachts do Brasil que fechou a temporada náutica 2013-2014 com um acréscimo de mais de 70% nas vendas de embarcações novas e seminovas e teve um aumento na produção de mais de 80% no que se refere à dimensão dos iates. Neste ano a previsão é de mais um aumento de 15% na produção.

“O Brasil está entre os maiores polos náuticos em potencial do mundo devido ao clima e a costa brasileira privilegiada para navegação. Mas é extremamente importante - para que se mantenha crescente a expansão do setor observada nos últimos anos - um amadurecimento na estrutura de apoio náutico além de investimentos na área de formação e qualificação de mão de obra em todos os níveis”, explica o CEO da Azimut Yachts no Brasil Davide Breviglieri.

Dentro das estruturas náuticas, de acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o setor gera cerca de 7 mil empregos diretos além de mais de 5 mil vagas temporárias. Nas marinas o número chega a 9 mil marinheiros particulares e auxiliares contratados pelos donos das embarcações, e muitas vezes, eles não possuem a capacitação necessária para lidar com equipamentos tão sofisticados em termos de tecnologia e inovação. “O mercado como um todo carece de mão de obra qualificada, e no setor náutico não é diferente. Para suprir essa necessidade o SENAI desenvolveu juntamente com a Azimut um programa para alavancar a qualificação dos tripulantes dando a condição de desempenho adequada aos profissionais para manterem as embarcações na melhor condição de funcionamento além de possibilitar a manutenção preventiva eficaz tão importante para bens de alta tecnologia e valor patrimonial”, destaca o diretor do Instituto SENAI de Tecnologia em Logística de Itajaí (SC) Geferson Luiz dos Santos.Embarcações de 40 a 60 pés precisam de pelo menos um tripulante a bordo. Iates maiores, como uma Azimut 70 e 83, necessitam de no mínimo dois tripulantes que devem zelar pelo iate tanto em navegação quanto parado em uma marina. “A Azimut Yachts deseja através da sua expertise preparar profissionais para que possam utilizar o equipamento da melhor forma possível e minimizar os danos por mau uso”, comenta o diretor de pós-vendas da Azimut no Brasil Giuseppe Donadio.  “Esse tipo de profissionalização reflete não apenas nos custos dos proprietários com os iates e no setor de pós venda dos estaleiros, mas também irá proporcionar uma excelente navegação ao cliente independentemente se ele usa o barco apenas por uma semana ou durante todo o verão”, complementa.

AZIMUT YACHTS

Instalado no Brasil em 2010, o estaleiro da Azimut Yachts ocupa uma área de 16 mil m² na cidade de Itajaí, SC, e vem obtendo sucesso cada vez mais expressivo com novidades ao mercado náutico ano a ano. Atualmente a fábrica conta com produção de iates de luxo de 42, 43, 50, 60, 70 e 83 pés.

Azimut Yachts é uma marca do Grupo italiano Azimut|Benetti com matriz em Avigliana, Itália que oferece a mais extensa gama de iates entre 34 a 120 pés. Tem representações em Shanghai, Hong Kong, Fort Lauderdale (USA), e Itajaí (Brasil).www.azimutyachts.com