

Na última edição do evento, foram coletadas cerca de 4,5 toneladas de lixo marinho na região da Grande Florianópolis. Inscrições para participação de voluntários e cotas de patrocínio ao projeto estão abertas.
Por Rotas Comunicação
Florianópolis, SC, agosto 2015 - No próximo dia 19 de setembro, às vésperas do Dia Internacional de Limpeza de Praia, os arredores da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo - entre Bombinhas e Florianópolis - serão palcos para a primeira etapa do evento Limpeza dos Mares ACATMAR promovido pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil) com apoio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O objetivo, através da união de voluntários de todo o país e exterior (a exemplo dos anos anteriores), é coletar resíduos sólidos de origem humana depositados em mares e costões, e sensibilizar a sociedade civil, o poder público e os empresários para a importância da preservação da fauna e da flora marinha.
Depois da ação na Reserva do Arvoredo, a segunda etapa será no dia 17 de outubro nas imediações da Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos. A terceira etapa acontecerá no dia 21 de novembro no Canal da Barra da Lagoa na Ilha de Florianópolis às vésperas da temporada de verão.
De acordo com o presidente da Acatmar Leandro “Mané” Ferrari, os pontos escolhidos são estratégicos. “São áreas de grande importância para o turismo e mergulho de Santa Catarina, reconhecidas internacionalmente, abrigam diversas espécies marinhas e terrestres, algumas inclusive ameaçadas, e também com grande concentração de embarcações”, explica.
“É um evento bastante emocionante, ver dezenas de pessoas unidas e engajadas em prol a uma causa ambiental tão importante para o meio quanto para a sociedade como um todo. Esperamos que este ano o sucesso supere as edições anteriores tanto em número de participantes voluntários como de empresas apoiadoras, que nos auxiliarão a realizar um trabalho ainda mais abrangente de limpeza. Além disso, que esta causa sirva de exemplo para todo o país”, complementa.
LIMPEZA DOS MARES – APOIE ESTA IDEIA
Para o desenvolvimento do Limpeza dos Mares, a Acatmar conta com o suporte de voluntários de todo o país, entre mergulhadores profissionais e amadores, que são designados a áreas dependendo da experiência. Os custos com a utilização de equipamentos de mergulho e navegação são obtidos em conjunto com entidades e empresas privadas através de cotas de patrocínio (que variam de R$ 1,5 mil a R$ 10 mil) e a contrapartida é a divulgação das marcas apoiadoras nos canais de divulgação da Acatmar.
Tanto as inscrições para participação de voluntários como cotas de patrocínio de empresas estão abertas e podem ser feitas através do tel.: (48) 3266-1137 ou através do e-mail: atendimento@acatmar.com.br.
Mais de 4 toneladas de lixo foram recolhidas na última edição do projeto
Em 2014, no último projeto Limpeza dos Mares, foram coletadas cerca de 4,5 toneladas de lixo do fundo do mar e costões nas três edições realizadas nas regiões da Ilha do Arvoredo, Ilha do Francês e Praia do Tinguá. Foram cadastradas mais de 100 pessoas, entre elas 45 mergulhadores profissionais, incluindo participantes de outros países da América Latina.
Mais informações: www.acatmar.com.br