Equipe Brasileira de Vela disputa evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a partir deste sábado

Fonte: CBVela

Penúltima oportunidade dos velejadores disputarem uma competição na Baía de Guanabara antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Evento-Teste Aquece Rio Regata Internacional de Vela começa neste sábado (dia 15) com a promessa de uma intensa disputa entre brasileiros e estrangeiros. Serão 339 atletas, de 52 países, brigando por um lugar no pódio até o dia 22. A Equipe Brasileira de Vela será representada por 15 velejadores nas dez classes do programa  olímpico.

“Estamos bem preparados para o evento-teste. O Aquece Rio será um ótimo ensaio para o que teremos nos Jogos Olímpicos. Teremos a equipe concentrada num mesmo lugar e isso já vai proporcionar um pouco mais do clima da Olimpíada”, afirmou o Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas.

No evento-teste, a Equipe Brasileira de Vela será formada por Robert Scheidt (Laser), Fernanda Decnop (Laser Radial), Ricardo Winicki, o Bimba (RS:X masculino), Patricia Freitas (RS:X feminino), Henrique Haddad e Bruno Bethlem (470 masculino), Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminino), Marco Grael e Gabriel Borges (49er), Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX), Jorge Zarif (Finn) e Samuel Albrecht e Isabel Swan (Nacra 17).

A competição na Baía de Guanabara servirá de termômetro para a preparação para os Jogos Olímpicos. No evento-teste do ano passado, o Brasil conquistou uma medalha, o ouro com Martine e Kahena. “O resultado é sempre bom para ver como estamos. Mas resultado não é só medalha. Ano passado, conquistamos uma, mas tivemos várias classes na regata da medalha. Isso quer dizer que tínhamos várias chances. E esse é o nosso maior objetivo: chegar aos Jogos Olímpicos com o maior número de classes em condições de disputar a regata da medalha”, disse Torben.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (Isaf) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo BG Brasil como co-patrocinador e a Slam como fornecedora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: seis. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 17 medalhas em Jogos Olímpicos.