Equipe brasileira de Vela estreia com todos os barcos no TOP Ten no Evento-teste dos Jogos RIO 2016


Velejadores das classes Laser, Laser Radial e RS:X masculina e feminina competiram neste sábado, na Baía de Guanabara

Felipe Mendes In Press Media Guide

A Equipe Brasileira de Vela começou neste sábado (dia 15) a disputa do segundo e último evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na Baía da Guanabara, os velejadores das classes Laser, Laser Radial e RS:X masculina e feminina iniciaram a disputa por medalhas no Aquece Rio Regata Internacional de Vela, com sede na Marina da Glória. E todos os barcos do país começaram entre os dez primeiros colocados na competição. Neste domingo (dia 16), as seis classes restantes também começam a competição.

Evento teste 700x466

O melhor brasileiro do dia foi Robert Scheidt, na Laser. O bicampeão olímpico obteve um sexto e um terceiro lugares, ficando na segunda posição na classificação geral, com nove pontos perdidos. A liderança é do cipriota Pavlos Kontides, também com nove pontos perdidos. Ele leva vantagem no critério de desempate por ter obtido um segundo lugar.

"Foi um dia bem difícil, com ventro fraco e muita correnteza. Primeira regata foi de recuperação e terminei com um bom resultado, considerando as condições difíceis. A segunda prova velejei melhor desde o início, tive uma largada muito boa. Estou bem contente com o meu dia e me dá motivação para os próximos dias depois de um mês de julho que não foi bom, em que fiz um Mundial ruim", disse Scheidt.

Na Laser Radial, Fernanda Decnop chegou em nono na primeira regata e em oitavo na segunda. A niteroiense medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto soma 17 pontos perdidos, ocupando a sexta posição no geral. A liderança é da holandesa Marit Bouwmeester, com oito pontos perdidos. "O dia foi muito bom, um resultado bem positivo em que fiquei entre as dez primeiras nas duas regatas", avaliou Fernanda.

Na RS:X feminina, Patricia Freitas começou mal, com um nono lugar na primeira regata, mas se recuperou na disputa seguinte ao terminar em primeiro. Na terceira regata, a brasileira chegou em 16º mas, por se tratar do pior resultado, pode ser descartado. No geral, ela ocupa a sexta colocação, com dez pontos perdidos. O primeiro lugar ficou com Hei Man Chan, de Hong Kong, com quatro pontos perdidos.

Tetracampeão pan-americano, Ricardo Winicki, o Bimba, está em oitavo na classificação geral, com 13 pontos perdidos. O brasileiro obteve um nono, um quarto e um décimo lugares nas três regatas do dia. Este último resultado passou a ser descartado. A liderança é do chinês Aichen Wang, com dois pontos perdidos.

"Foi um dia difícil, com a maré enchendo, o que diminui o vento. A maré está forte, muita correnteza. Comecei com um nono, depois fui quarto e, na terceira regata, cometi um erro grosseiro e acabei em décimo. Vinha bem na regata, mas escolhi uma tática que não deu certo. Faz parte do jogo", afirmou Bimba.

Resutados: 

http://www.sailing.org/olympics/rio2016/results/index.php