Transat Jacques Vabre começa em outubro e terá 42 duplas no desafio do Atlântico


Da Redação da nautica.com.br
 

Transat-Jacques-Vabre-dtq

Com 22 anos de história, em 2015, a Transat Jacques Vabre será ainda mais intensa, segundo seus organizadores. A 12ª edição do desafio pelo Atlântico, que começa em outubro, contará com duas classes de multicascos (Ultime e Multi50) e duas classes de monocascos (Imoca e Classe40), com 42 duplas que percorrerão 5400 milhas entre La Havre, na França, e Itajaí, no Brasil. Entre os participantes, estão os brasileiros Eduardo Penido, primeiro campeão olímpico da vela brasileira, e Renato Araújo, a bordo do barco Zetra, pela Classe40. Estrelas como Michel Desjoyeaux, François Gabart, Kito de Pavant, Marc Guillemot, Armel Le Cléac’h, Jean-Pierre Dick, Vincent Riou, Yann Elies, Sébastien Josse, Alex Thomson e Yvan Bourgnon também formam o time da disputa, além dos jovens Morgan Lagravière, Paul Meilhat, Jack Bouttel, Charlie Dalin e Alan Roura. E os nomes não param por aí.

Os barcos participantes devem se apresentar em Le Havre até o dia 16 de outubro, ao meio-dia, para os preparativos para a grande largada, no dia 25 de outubro, um domingo, às 13h30. Edouard Philippe, prefeito da cidade francesa, comentou sobre o evento que acontece no local desde 1993. “É um desafio esportivo feito em duplas a cada dois anos que nos proporciona esse espetáculo maravilhoso. Nossa cidade vive no ritmo de preparação dos skippers. É uma bonita festa que ninguém deve perder. Aproveite essa ocasião para convidar os seus amigos, sua família para conhecerem uma cidade que vive para o mar, um lugar que carrega uma história forte, mas que tem belos projetos para o meio náutico”, disse.

Em sua última edição, em 2013, a Transat Jacques Vabre reuniu 592 mil visitantes entre Le Havre e Itajaí, e esta é a segunda vez que a regata virá para a cidade catarinense. “Eu estou muito feliz de participar desse evento, uma disputa que envolve 84 skippers e 42 barcos, dois dos quais são brasileiros. E que desafio é essa travessia, quase 10 mil quilômetros pelo Atlântico! Além da questão esportiva, eu estou impressionado com a organização da regata e das duas cidades envolvidas. O Brasil é bastante conhecido pelo seu futebol, mas o Brasil não é só futebol. É a segunda vez que a regata vai para Itajaí depois do grande sucesso que foi em 2013. A região se mobiliza enormemente e tem muito entusiasmo. Enfim, a Transat Jacques Vabre oferece duas oportunidades para conhecer o Brasil: a semana cultural brasileira, em Le Havre, e a chegada em Itajaí!”, comentou o embaixador do Brasil Paulo C. de Oliveira Campos.

Foto: Divulgação