CBVela promove segunda edição do projeto “Conhecendo novas velas” em Florianópolis

 Comprometida com o desenvolvimento de longo prazo do esporte no país, a Confederação Brasileira de Vela promoverá nesta sexta-feira (dia 15), a partir de 11h, a segunda edição do “Conhecendo Novas Velas”. O projeto tem como principal objetivo dar a jovens velejadores a oportunidade de conhecer classes que fazem parte do programa do Campeonato Mundial da Juventude. O evento acontecerá no Iate Clube de Santa Catarina — Veleiros da Ilha, em Florianópolis, e contará com a presença de cerca de 150 crianças e adolescentes que estão reunidos na cidade para a disputa do Campeonato Brasileiro da classe Optimist.

velas

Durante o evento, os jovens atletas poderão velejar nos barcos das classes 29er, 420, Hobie Cat 16, Laser e pranchas. Para orientar a criançada, estarão presentes atletas brasileiros de destaque internacional como André “Bochecha” Fonseca, que tem no currículo duas participações olímpicas na classe 49er (Atenas 2004 e Pequim 2008) e duas regatas de Volta ao Mundo (Volvo Ocean Race); e Bruno Fontes, representante brasileiro da classe Laser nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

 

“Projetos como o ‘Conhecendo Novas Velas’ são fundamentais para que as crianças tenham contato com novos barcos e vejam que existe um futuro na vela. Antigamente a gente não tinha esse apoio, e o trabalho que vem sendo feito pela Confederação desde 2014 é fundamental para que essas crianças tenham perspectivas futuras”, explica Alexandre Paradeda, diretor de Vela jovem da CBVela e atleta olímpico da classe 470 nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004, que dará um seminário para os pequenos velejadores durante o evento.

Na vela, a classe Optimist é a porta de entrada, já que se trata de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. Porém, a fim de se preparar melhor para as classes olímpicas, os adolescentes precisam antes passar pelos barcos de Vela Jovem.

“Nós temos uma área na CBVela totalmente focada nos jovens e nossa preocupação está justamente nessa lacuna que existe entre a classe Optimist e as demais. Nos últimos tempos, a gente acabava perdendo muitos atletas que ficavam deslocados quando saíam da Optimist”, diz Paradeda.

“É um prazer poder participar de uma atividade como essa e passar um pouco da experiência para os novos velejadores. Nós vemos campeonatos de Optimist com 200, 300 velejadores na água e, com o passar do tempo, eles acabam se perdendo pelo caminho. O importante é mostrar a eles que existe um futuro no esporte”, afirma André Fonseca.

 

Serviço:
Conhecendo Novas Velas

Data: Sexta-feira, 15 de janeiro

Horário: A partir de 11 horas

Local: Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha

Endereço: Rua Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê (SC) – Entrada pela portaria principal

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (ISAF) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, BG Brasil como co-patrocinador, a Slam como fornecedora oficial e a Richards como parceira. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: seis. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 17 medalhas em Jogos Olímpicos.