Copa Suzuki começa neste sábado com novidade para 2016

Da Redação da Náutica
10/03/2016

Copa-Suzuki-Dtq

A tradicional competição do calendário de vela do Litoral Norte de São Paulo, a 16ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, sediado no Yacht Club de Ilhabela começa neste sábado, 12. Neste ano, a organização do campeonato incluiu a classe “Bico de Proa”, para trazer mais gente ao grupo de amigos da vela.

“As classes de vela tem o que chamamos de rating, que são cálculos matemáticos aplicados à cada veleiro, determinando, de um modo geral, o quanto um veleiro tem que chegar na frente do outro para equiparar os vários equipamentos diferentes entre si. Isso nem sempre anima os velejadores principiantes a se inscreverem nestas classes. Ao incluirm os o que chamamos de Bico de Proa, queremos trazer para a competição aqueles que querem participar mas não pretendem, de início, se inscrever em uma classe com regras específicas”, explica Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, responsável técnico pela competição.

É que na Bico de Proa, os barcos não precisam ser medidos, ou certificados, como em outras classes, vale mesmo é quem chega na frente. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, só poderão se inscrever equipes que não participaram da competição nos últimos três anos.

Desde o ano de 2000 os velejadores de oceano do litoral paulista têm a oportunidade de participar desta que já é a mais regular competição da vela oceânica, um evento que une competitividade e confraternização durante todo o ano.

Carlos Eduardo Souza e Silva,o “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela lembra que o clube tem esta tradição de sediar os eventos de vela desde muito antes “desde a década de 70, quando os primeiros velejadores de oceano começaram a organizar regatas aqui no Canal de São Sebastião, o clube sempre se mostrou receptivo ao esporte , tanto que o YCI é o “berço” da Semana de Vela de Ilhabela”, comenta.

As inscrições poderão ser feitas na sede do Yacht Club de Ilhabela, a partir de sexta, 11, às 18h, no valor de R$ 95 por tripulante, sendo que cada equipe pode inscrever também um tripulante mirim (com até 15 anos de idade) sem custo. 

Foto: Edu Graiatis