Itajaí Sailing Team apresenta novo barco de competição

Embarcação desenhada pelo consagrado projetista náutico argentino Javier Soto Acebal pertencia a Torben Grael, maior medalhista olímpico do Brasil

 Assessoria Itajaí Sailing Team

A equipe do Itajaí Sailing Team - time de vela que representa o município em competições oficiais – apresenta nesta segunda-feira, 21 de março, o novo veleiro de competição e o projeto 2016-2019. A embarcação pertencia ao velejador Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze), e será utilizado nas próximas competições do time. 

 A embarcação é um projeto do consagrado projetista náutico argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe é treinada pelo velejador André Fonseca, o Bochecha, e tem no comando o velejador  Marcelo Gusmão.

 

BarcoItajaiSail1

 

 O novo veleiro da equipe itajaiense é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. O barco tem 12,30 metros de comprimento, 3,75 de largura, 2,60 metros de calado, pesa 4.200 quilos e tem um mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. Trata-se de um barco planador que apresenta grande performance nos ventos de popa (parte traseira do barco) e través (tomada lateral) e, alguma vezes, veleja acima da velocidade do vento. A base do veleiro é a Marina Itajaí, uma das mais modernas do país.

 Desde o começo do ano, o time do Itajaí Sailing Team está disputando o circuito nacional de vela na categoria IRC. A IRC é uma regra de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela. O corretor de tempo resultante, o chamado "TCC", é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

BarcoItajaiSail

De acordo com Alexandre dos Santos, coordenador do Itajaí Sailing Team, o desafio para 2016 é manter o bom desempenho da temporada passada e conquistar títulos. Ele acredita que a participação efetiva de Bochecha como técnico do time favorecerá o desenvolvimento da equipe. O projeto do Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, e apoio da Anasol e Molim.

Projeto Cape town x Rio de Janeiro/2018

 A aquisição do veleiro Soto 40 permite aos velejadores do Itajaí Sailing Team estabelecer objetivos que vão além dos cobiçados títulos nas competições do Calendário Brasileiro de Vela. Os velejadores vão aproveitar os acertos do barco nos próximos campeonatos para serem levados à Regata Cape to Rio, entre Cape Town, na África do Sul, e Rio de Janeiro, em janeiro de 2019. Para adquirir experiência em travessias oceânicas, no entanto, antes de disputar a Cape To Rio de Janeiro, os velejadores vão participar de competições no Caribe e também em países da América do Sul como Argentina, Chile e Uruguai.

Calendário 2016

Maio

26 a 29 - Ubatuba Saling Festival

 Julho

02 a 09 - Semana de Vela de Ilha Bela e Brasileiro IRC

Agosto

Ações de Divulgação no Rio de Janeiro

08 a 21 - Olimpíadas

Setembro

Projeto Caribe

24 – Refeno

30 - Fenat

 Outubro

08 – Regata Mormaii

22- Regata Santos RIO

28 a 30 - Circuito Rio

Novembro

12 - Regata Marejada

Dezembro

10 – Regata Volta a Ilha SC