Sulcat 2016 foi em Foz do Iguaçu

O CAMPEONATO SULBRASILEIRO DE HOBIE CAT 14 e 16 – SULCAT, evento oficial da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat – ABCHC, aconteceu entre os dias 24 e 26 de março , no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

Por ABCHC

 

No que pese alguns percalços prévios à realização do evento, o que por certo diminuiu o interesse de mais atletas em se fazerem presentes ao evento, o certame regional contou com a participação de velejadores dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E entre uma chuvarada e outra aconteceram sete belas regatas, presididas pelo iatista Allan Godoy e Equipe de Apoio.

sulcat1Guilherme Borges (Veleiros do Sul) e Jaqueline Jardim/RS ficaram em 3º lugar na HC16

 

No primeiro dia da programação (quinta-feira), justamente devido ao mau tempo (muita chuva e praticamente nada de vento), não se pôde realizar as regatas programadas para aquele dia. Mas no dia seguinte (sexta-feira) as condições climáticas melhoraram bastante, o sol deu o ar da graça, e foram realizadas quatro regatas que somadas as outras três disputadas no sábado de aleluia, totalizaram as sete disputadas, com um descarte do pior resultado.

 

A categoria Hobie Cat 14 se fez presente com apenas dois competidores do Estado do Paraná, os irmãos Alderson e Albert Pacheco, que mais que promoverem uma grande competição deram exemplo de amor a sua categoria e enfrentaram a estrada, os custos da viagem e o mau tempo, principalmente para não deixar a peteca cair. Estão de parabéns pelo esforço pessoal e vontade de mostrar aos locais que a categoria Hobie Cat 14 pode ser uma boa oportunidade para o ingresso no mundo dos catamarãs. No final o topo do pódio coube ao velejador Alderson Pacheco, atleta do Paraná.

 

Já na categoria Hobie Cat 16 a disputa foi bastante acirrada tendo o pódio sido composto pelos seguintes atletas: 1º Ricardo Halla e Marcela Mendes/SC; 2º Mario Dubeux e Karol Bauermann/RS; 3º Guilherme Borges (Veleiros do Sul) e Jaqueline Jardim/RS.

Quando se teve a ideia de realizar o evento em Foz do Iguaçu o grande fato motivador foi a tentativa de renovação da classe, já que desde o ano de 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso, contando com 120 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino.