Marco Aurélio de Sá Ribeiro foi reeleito presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela)

Pela primeira vez, Assembleia Geral da entidade teve a participação de representante dos atletas, a velejadora Patrícia Freitas, com direito a voto

 

Tiago Campante

In Press Media Guide

Em Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira, dia 1º, em Recife, Marco Aurélio de Sá Ribeiro foi reeleito, por aclamação, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). O dirigente estará à frente da entidade pelos próximos quatro anos, durante o ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio-2020, tendo a seu lado John Stuart Bennett mais uma vez como vice-presidente.

“É com orgulho e senso de responsabilidade que recebo essa missão de liderar a vela brasileira por mais um mandato”, afirmou Marco Aurélio. “Nosso objetivo será dar continuidade ao trabalho que já está sendo feito para o desenvolvimento da modalidade. Isso significa tanto atuar no suporte aos atletas do alto rendimento como reforçar o comprometimento com a Vela Jovem.”

A Assembleia foi marcada por um fato inédito. Pela primeira vez, a eleição teve o voto de um representante dos velejadores. Patrícia Freitas, que disputou os Jogos Rio 2016 na classe RS:X, foi quem participou do pleito, como vice-presidente da Comissão de Atletas, ao lado de integrantes das Federações Estaduais filiadas à CBVela, que também tiveram direito a voto.

“Foi uma honra ter podido participar. Foi bom para entender como é a organização da Confederação, a prestação de contas, os informes. Tudo o que acontece na CBVela é único, porque é uma Confederação nova, que adotou políticas transparentes e tem essa dedicação de fazer tudo direito. Parabenizo o Marco e o John pela reeleição e pelo trabalho que vêm fazendo até agora”, disse Patrícia.

Criada em 2012, a CBVela completou seu primeiro ciclo olímpico nos Jogos Rio 2016. O grande feito esportivo desse primeiro quadriênio foi a conquista da medalha de ouro da classe 49er FX, com Martine Grael e Kahena Kunze. Do ponto de vista administrativo, a Confederação teve realizações importantes, como a adequação às diretrizes do Pacto pelo Esporte; a adoção de práticas de governança responsável; o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da entidade e a parceria pioneira com a Fundação Dom Cabral, por meio da qual a CBVela passou a participar do Paex (Parceiros para a Excelência), programa para implementação de modelo administrativo voltado para a excelência da gestão.

“Nosso trabalho à frente da CBVela sempre foi pautado pelos princípios de profissionalismo e transparência. É assim que entendemos que o esporte deve ser gerido. Os desafios são grandes. Mas, passo a passo, queremos dar à modalidade a estrutura que ela merece”, disse Marco Aurélio.

O novo mandato já começa com marcos pioneiros no calendário 2017. Pela primeira vez, a Copa Brasil de Vela, principal competição nacional de classes olímpicas, será realizada na Região Sul, em Porto Alegre, em março. Em abril, a Copa da Juventude, maior campeonato brasileiro dedicado exclusivamente à Vela Jovem, será disputada pela primeira vez na Região Nordeste, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no Recife.

“Uma de nossas missões é fortalecer o esporte no Brasil todo. Para isso, queremos engajar clubes e velejadores nos quatro cantos do país”, explica Marco Aurélio. 

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.