BRASIL GARANTE MEDALHAS POR ANTECIPAÇÃO E BUSCA DOIS OUROS NA COPA DO MUNDO DE GÊNOVA

Com performance brilhante, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan asseguraram o título na 470 feminina. Jorge Zarif briga neste domingo pelo 1º lugar da Finn 

Tiago Campante CBVela

Com um desempenho avassalador na fase de classificação, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan garantiram por antecipação a medalha de ouro na etapa de Gênova da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). As brasileiras venceram as três últimas provas e, com apenas oito pontos perdidos, não podem mais ser alcançadas e só precisam participar da regata da medalha deste domingo (21). Completando a festa de Páscoa brasileira, Jorge Zarif também assegurou lugar no pódio da classe Finn e briga na prova decisiva para subir no topo do pódio.

As regatas finais têm início previsto para 5h de Brasília deste domingo, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no link abaixo:

https://youtu.be/0N7vriMpM-U 

Tanto na 470 feminina como na Finn, os velejadores precisaram de muita paciência esta semana em Gênova. Com ventos fracos, as regatas só começaram a ser disputadas na quinta-feira, após dois dias de adiamentos. Quando a competição começou, os brasileiros estiveram sempre entre os líderes nessas duas classes.

Na 470 feminina, o pior resultado de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan foi um quinto lugar. A dupla ganhou as três últimas regatas, deixando bem para trás concorrentes fortes como as atuais campeãs mundiais, as japonesas Ai Yoshida e Miho Yoshioka (11ª colocação); e a francesa Camille Lecointre, bronze nos Jogos Rio 2016, que acabou em 14º lugar. 

"Nunca tinha vencido assim, por antecipação. A gente está bem feliz com o resultado. Foi uma semana desgastante, de pouco vento e condição de regata bem difícil. Mas a gente conseguiu acertar o barco e ter uma boa tomada de decisão na parte tática em quase todos os dias. Isso fez com que a gente tivesse um desempenho até acima do que esperava. Agora é tentar melhorar na medal race o que a gente vem trabalhando", afirma Fernanda Oliveira, medalhista olímpica de bronze nos Jogos de Pequim 2008.

Na Finn, Jorge Zarif também andou no top 5 em todas as provas. O brasileiro está apenas dois pontos atrás do espanhol Alex Muscat (16 a 18 pontos perdidos). Assim, quem chegar na frente na medal race fica com o ouro, a menos que o terceiro colocado, o espanhol Joan Mendez (34 p.p.), consiga uma improvável combinação de resultados. 

Na 49er FX, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze encerraram neste sábado (20) sua participação. A dupla ficou em terceiro lugar na regata da medalha e na sexta posição na classificação final, com 63 pontos perdidos. O ouro foi para as holandesas Odile van Aanholt e Marieke Jongens (43 p.p.).

Esta é a primeira vez que Gênova recebe o circuito da World Sailing, e 676 velejadores estão competindo, de 58 países. Esta é a terceira etapa da Copa do Mundo 2018/2019. Confira abaixo os pódios do Brasil até agora nesta temporada:

Etapa de Enoshima (Japão), setembro de 2018

Ouro. Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX)

Etapa de Miami (EUA), janeiro de 2019

Ouro. Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX)

Prata. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (Nacra 17)

Bronze. Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminina)