RUMO A TÓQUIO! JORGE ZARIF GARANTE VAGA OLÍMPICA DO BRASIL NA CLASSE FINN
Velejador avança à regata da medalha do Campeonato Europeu e assegura para o país um lugar na zona de classificação para os Jogos Olímpicos
Tiago Campante/CBVela
A vela garantiu nesta sexta-feira (17) mais uma vaga para o Brasil em Tóquio 2020. Com a décima posição na fase de classificação do Campeonato Europeu, Jorge Zarif avançou à regata da medalha e assegurou um lugar para o país na zona de classificação para os Jogos Olímpicos. A disputa decisiva da competição será neste sábado, em Atenas, na Grécia, com os dez primeiros colocados na água. Além da Finn, a vela brasileira já está classificada na Laser, 49er FX e Nacra 17. Nas demais seis classes do programa de Tóquio 2020, o país ainda busca vaga nas competições internacionais deste ano.
“É importante conquistar a vaga neste momento. Agora, a próxima obrigação é atender aos critérios técnicos da Confederação para ser indicado para os Jogos. Dá um pouco mais de tranquilidade para se preparar para o evento-teste, em agosto, e para o Mundial em dezembro, na Austrália”, afirmou Zarif.
O brasileiro nem precisou velejar nesta sexta-feira para garantir a classificação. Com ventos muito fracos, as regatas do dia foram canceladas em Atenas. Assim, Jorge Zarif fechou a fase de classificação dentro do top 10, com 103 pontos perdidos, logo atrás de Anders Pedersen (102 p.p.), que classificou a Noruega para os Jogos de Tóquio. O britânico Giles Scott é o líder da competição, com 28 pontos perdidos.
Ao todo, quatro vagas olímpicas para países estão em jogo no Campeonato Europeu. Estão fora dessa disputa as oito nações que já tinham garantido, no Mundial do ano passado, seus lugares em Tóquio. Após a classificação de Brasil e Noruega, as duas vagas restantes serão decididas na regata final deste sábado, que reúne velejadores do 11º lugar em diante.
SOBRE A CBVELA
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.