SporTV mostra série “Gerações da Vela” com a família Grael
O primeiro de quatro episódios estreia no dia 28/06, às 22h30, com “A Primeira Geração” do principal nome da vela do país
Por Danielle Marinho/ In Press
Axel e Erik Schmidt, 79 anos, irmãos gêmeos, foram pioneiros da vela brasileira. No Brasil, competiram entre si, mas nos torneios internacionais, aliviavam suas forças alternando de posições no timoneiro e proeiro conforme a categoria. Foram responsáveis por muitos títulos relevantes para a vela brasileira. Já a irmã Margarete Schmidt, na mesma época, competia de igual para igual com os gêmeos consagrados quando não havia nem a categoria feminina nessa modalidade. São estas e outras emocionantes histórias e curiosidades que a nova série do SporTV - Gerações da Vela - vai abordar em quatro episódios, durante os meses de junho e julho. Nomes como Torben e Lars Grael e outros integrantes da família referência da Vela no país serão personagens principais em diferentes episódios.
A série documental, dirigida por Marcos Guttmann e produzida por Silvia Fraiha, estreia no próximo dia 28, às 22h30, no SporTV3, com a história de Axel e Erik Schmidt, contada em quatro episódios de 25 minutos: A Primeira Geração, Torben Grael, Lars Grael e A Nova Geração.
Foram entrevistados ao todo, para o Gerações da Vela, 28 personagens durante um ano de gravação. Entre as competições que serviram de cenários para algumas das mais belas imagens, estão o Campeonato Leste Brasileiro, em Cabo Frio-RJ, o Mundial de Vela, em Aarhus (Dinamarca), o Europeu da Classe Star, realizado na Alemanha, o Sul-Americano da Classe 49er, em Florianópolis, além do Sul-Americano de Star (ICRJ/Rio de Janeiro) e a Regata Preben Schmidt (Rio Yatch Club/RJ), todos realizados em 2018.
Torben Grael, o mais completo velejador brasileiro de todos os tempos, com mais de 30 títulos brasileiros em diversas classes, seis títulos mundiais, cinco medalhas olímpicas (sendo duas de ouro), uma final de America´s Cup, a regata mais antiga e prestigiada da Vela mundial, e a consagrada vitória no Volvo Ocean Race, regata de volta ao mundo em 2009, estrela o segundo episódio, previsto para o dia 5 de julho, às 22h30, no SporTV3.
Um capítulo especial vai mostrar um dos momentos que marcaram a história da vela, quando Lars Grael se acidentou em uma regada em 1998. O terceiro episódio vai ao ar no dia 12 de julho, às 21h30, no SporTV3, com o exemplo de superação para o mundo. Lars começou a velejar com seus irmãos Torben e Axel, quando conquistou seu primeiro título mundial com apenas 19 anos. Em 1998, já com duas medalhas olímpicas e dezenas de títulos, ao se preparar para sua quinta Olimpíada, se acidentou gravemente e acabou perdendo uma perna. Incentivado por Torben, que hoje administra também o Instituto Grael, voltou a velejar e já adicionou mais de oito títulos de nível internacional. Lars virou símbolo de superação, um grande vitorioso no esporte brasileiro e hoje atua como presidente da Federação Brasileira de Vela e Motor. O episódio marcou o reencontro de Lars com seu primo Anders Schmidt, um dos velejadores que ajudaram a salvar a vida. Os dois voltaram a velejar juntos vinte anos após o acidente.
No dia 19 de julho, às 22h30, o SporTV3 exibe “A Nova Geração”, o quarto episódio da série Gerações da Vela. Martine, filha de Torben, 26 anos, já foi eleita a melhor velejadora do mundo em 2014 e carrega uma responsabilidade grande por ser a terceira geração de uma família consagrada na modalidade. Martine conquistou uma emocionante medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016. Marco Grael, filho mais velho de Torben, também já representou o Brasil nas olimpíadas e Nicholas, filho de Lars, que integra a classe 49er como nova geração.
Serviço:
1º episódio: A Primeira Geração
Exibição: 28/06, às 22h30, no SporTV3
2º episódio: Torben Grael
Exibição: 05/07, às 22h30, no SporTV3
3º episódio: Lars Grael
Exibição: 12/07, às 21h30, no SporTV3
4º episódio: A Nova Geração
Exibição: 19/07, às 22h30, no SporTV3
Direção: Marcos Guttmann
Produção: Silvia Fraiha