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Equipe Brasil venceu regatas por equipe no Jangadeiros

Fonte: CDJ

Deu “Brasil” na disputa das 16 regatas de Optimist por equipe realizadas neste domingo na raia da tristeza, evento que reuniu velejadores do Clube dos Jangadeiros e do Veleiros do Sul. A competição de domingo foi o ápice do projeto de integração da classe Optimist, que começou na sexta-feira com a realização da Clínica de Optimist, orientada pelos técnicos Átila Pelin e Lucas Mazim, o Sorriso.
 
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“A ideia de uma disputa por equipe foi trabalhada nos dois dias de instruções, com ensinamentos de parada de bóia, controle do barco e das regras por equipe ” disse Átila. Além das técnicas demonstradas em sala de aula, os técnicos trabalharam as questões táticas para a disputas das regatas por equipes.
 
O resultado final das regatas de Optimist por equipe ficou assim: 1º, Equipe Brasil (João Emílio, João Luka, Lorenzo Bern e Antonio Albuquerque); 2º, Equipe Espanha (Erick Hoffmann, Gabriel Kern, Vitor Paim e Nicholas); 3º Equipe Irã (Ian Paim, Pedro Zonta, João Pedro e Lorenzo Correa) e 4º, Equipe Holanda (Giovanne Pisttorello, Lucas Aydos, Américo Costa e Daniel Noé). Foto de Cláudio Bergmann

Imagens registram quase colisão entre navio e veleiro em SP

Fonte: A Tribuna

Imagens registradas por uma câmera de monitoramento instalada, na Ponta da Praia, em Santos,  flagraram a quase colisão entre um navio e um veleiro na tarde da quinta-feira, por volta das 16 horas.  O incidente ocorreu próximo à boia de sinalização 6.



De acordo com a Praticagem de São Paulo, o veleiro teve uma pane e estava sem leme e sem propulsor. O prático que acompanhava o navio ainda tentou contato com a embarcação de recreio antes de contorná-la.

O desvio foi possível, segundo a Praticagem, pois o cargueiro era um navio de pequeno porte.  A Capitania dos Portos de São Paulo apura as circunstâncias do incidente.

1ª Semana da Vela de Itajaí ocorre na próxima semana

Fonte: Squardamarine

A Associação Náutica de Itajaí – ANI, e a Federação de Iatismo de Santa Catarina – Feisc, promovem de 06 a 08 de junho próximos a 1ª. Semana da Vela de Itajaí. O evento deverá reunir velejadores do Estado e de fora de Santa Catarina das classes Oceano (barcos C30, Orc, RGS e Bico de Proa A e B) e Monotipo (Optmist, Laser St, Laser Radial, Laser 4.7, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Shelback, Dingue, Prancha à Vela e Holder.

As regatas da classe Oceano serão realizadas nas proximidades da barra de Itajaí e as da classe Monotipo em frente à Praia de Cabeçudas. O Aviso de Regata, documento que prevê todas as regras da competição e informa aos velejadores sobre como devem ser procedidas as inscrições, já se encontra disponível no site http://pierturisticoitajai.com.br. O Aviso de Regata também está sendo distribuído para clubes de vela e iates clubes do país.

As inscrições antecipadas podem ser feitas de 19 de maio do corrente até 05 de junho no site. Ou até o dia 07 de junho, às 11h, na sede do evento, na Associação Náutica de Itajaí. Não haverá taxa de inscrição.

Segundo Cláudio Copello, presidente da ANI, a 1ª. Semana da Vela de Itajaí é um evento que reunirá competidores de diversas idades e classes, desde as crianças, que são a base da vela, até velejadores veteranos, que tem muito a ensinar às novas gerações. Copello ressalta, também, que se trata de uma oportunidade importante para Itajaí mostrar que tem o olhar voltado para a vela brasileira e não só aos eventos internacionais que tem marcado a cidade, como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre, que colocaram a cidade como porto mundial de velejadores.

Programação:

06/06, Sexta-feira

Das 16:00 às 19:00 Confirmação Inscrições e retirada de Kits

19:00 Abertura na Vila da Ragata-Itajaí ( Show- Coquetel- Vídeos Vor)

07/06, Sábado

08:00 as 11:00 Confirmação das Inscrições e Retiradas dos Kits

12:00 Largada Regata(s) de Oceano

12:00 Largada Regatas de Monotipos

19:00 Canoa de cerveja – Show

08/06, Domingo

12:00 Largada Regata(s) de Oceano

12:00 Largada Regatas de Monotipos

17:00 Entrega de Prêmios

Apoiadores

A 1ª. Semana da Vela de Itajaí tem o apoio do Município de Itajaí, do Porto, da APM Terminals e do Bradesco.

Informações adicionais: Cláudio Copello, (47) 9146-2020, e Mônica Copello, (47) 9958-4114.

Eduardo Souza Ramos retorna à raia brasileira na Ilhabela Sailing Week

Fonte: ZDL

A 41ª Ilhabela Sailing Week, o maior evento náuticao da América Latina, terá um reforço de peso neste ano em relação a 2013. Com nove títulos na competição, Eduardo Souza Ramos anunciou que estará de volta ao Yacht Club de Ilhabela para as regatas a serem disputadas entre os dias 19 e 26 de julho, logo após a Copa do Mundo. O maior vencedor do evento comandará o Pajero na classe S40 (modelo Soto de 40 pés).

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Velejador assíduo nas regatas de Ilhabela, Eduardo é um dos entusiastas que proporcionaram a evolução técnica do evento ao longo de 40 anos. Seu primeiro título foi em 1983, com o veleiro Tiki na classe Regata. A última comemoração aconteceu em 2012 como timoneiro de outra versão do Pajero, também na S40, antes da ausência forçada na última edição. A coleção de títulos foi obtida nas competições de: 1983/84/91/2002/03/04/08/10/12.

Presidente dos Conselhos da Mitsubishi e da Suzuki, Eduardo teve de abrir mão da atividade que mais lhe dá prazer na vida, velejar, para adequar as empresas aos desafios impostos pelas mudanças na legislação do setor automotivo. A motivação para retornar à raia veio com a reflexão após recuperar-se de um problema de saúde, que o afastou das atividades profissionais e da vela.

"O homem lá de cima falou: ’acorda’. Senti que o trabalho não é tudo na vida. Pensei, considerei a situação e decidi partir para uma temporada internacional de oceano", afirma o velejador, que acaba de retornar da Itália. Eduardo correu o circuito Super Series na ilha italiana de Capri no comando do TP52 Phoenix, mesmo barco com o qual já havia treinado em Valência e competido em Palma de Mallorca. Antes de partir para a temporada europeia, o eneacampeão de Ilhabela disputou a tradicional Regata Key West, na Flórida, com um veleiro de 32 pés, e o circuito Santa Catarina de C30 com o Phoenix Little, em Florianópolis.

Retorno exige cautela - Em relação ao décimo título na competição que lhe proporciona mais prazer em velejar, Eduardo prefere a cautela. "Nossa tripulação é boa, temos um tático excelente, mas dessa vez somos o azarão do páreo. O barco é novo e só iremos pegá-lo no fim de junho. Não vamos perder as finais da Copa. Haverá pouco tempo para treinarmos". O tático do Pajero será o argentino Santiago Lange, integrante da tripulação do TP52 Phoenix e duas vezes medalhista olímpico de Tornado, além de campeão mundial da classe.

Conhecedor dos adversários da classe S40 na Ilhabela Sailing Week, Eduardo estima que sua tripulação não deverá estar em condições de velejar em nível tão elevado como os principais concorrentes. "O Torben, com o Magia, o Crioula e o Carioca não pararam de velejar. Com certeza estão mais bem preparados do que nós". O Crioula, de Eduardo Plass, é o atual campeão, enquanto o Carioca, com Roberto Martins, foi o vice em 2013. "A última vez em que entrei em um S40 foi em novembro, em Angra, na Taça Eduardo Souza Ramos, uma homenagem que me deixa muito grato", lembra Eduardo.

Entre as mais variadas e velozes embarcações de oceano que já capitaneou, o experiente velejador sente um gosto especial quando corre de S40 em Ilhabela. "No Brasil, o Soto é um dos mais divertidos barcos para se velejar. É muito legal quando você pratica esse esporte e sente prazer. É como se você estivesse dirigindo um carro confortável e possante", compara Eduardo.

Novo rumo - As recentes experiências em todos os setores da vida indicaram um novo rumo dentro e fora da água para o comandante de tantos mares navegados. "Com o apoio da família e dos colaboradores, pude reduzir o número de dias dedicados ao trabalho. Estou muito feliz e depois da Ilhabela Sailing Week quero seguir com minha temporada de oceano. Só espero que minha paixão por Ilhabela possa, neste ano, ser reforçada por belas regatas", deseja o velejador olímpico, porta-bandeira da delegação do Brasil nos Jogos de 1984 em Los Angeles.

Competitivo e determinado e com a intensidade do espírito de equipe, que adquiriu na vela e aplicou na vida profissional, mesmo aos 69 anos, Eduardo não se acomoda e estabelece como motivação um desafio que carrega a bordo a cada embarque para uma nova largada. "Sou consciente de que não tenho mais 40 anos e de que não vou velejar de Star e nem de HPE, mas quero ter a certeza de que o meu esforço me leva ao máximo que posso atingir para velejar ao melhor nível que a minha idade permite".

A 41ª Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil. Estão convidadas as classes: S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star serão válidas pelo Campeonato Sul-americano. As inscrições estão abertas no site oficial (ilhabelasw.com.br) com descontos progressivos até 10/6 e, em seguida, para o período entre 11 e 27/6.

Entrosamento e muito trabalho marcam o primeiro dia da Clínica de Vela Jovem

Fonte: CBVela

Integração. Assim pode ser descrito o primeiro dia da Clínica de Vela Jovem que está sendo realizada no Yacht Club Santo Amaro, na represa de Guarapiranga, em São Paulo. Os 75 velejadores, com idade entre 12 e 20 anos, presentes no evento puderam trocar experiências, informações e aprender muito com os técnicos da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) durante bate-papos em terra e muito treino em água.

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“Adorei a iniciativa da CBVela em promover um evento como este. Eu sempre treino sozinha no Rio de Janeiro e aqui estou podendo velejar ao lado de outras outras pessoas e trocar informações com outros atletas e técnicos. É sempre bom ter opinião de gente mais experiente”, disse Gabriela Marques Kidd, que veleja na classe Laser Radial.

E é justamente este o objetivo da CBVela: promover a troca de experiências e a divulgação e continuidade do esporte. Segundo John Bennett, vice-presidente da entidade e um dos idealizadores da clínica, esta integração entre os atletas é fundamental para que jovens talentos não desistam do esporte. “Já vi casos de velejadores muito bons desistirem por falta de orientação, por falta de companhia”, disse ele.

Xandi Paradeda, coordenador técnico da Vela Jovem e campeão pan-americano e brasileiro da classe Snipe, partilha da mesma opinião. “É difícil fazer com que um jovem na idade deles siga em uma atividade sem que tenha um incentivo. É duro ver os amigos saindo de final de semana para se divertir e você ter que ficar em casa, pois tem treino no sábado e no domingo. Por isso queremos promover a amizade entre eles, para que estes talentos não sejam perdidos no futuro.”

A clínica está dividida em sete classes: Laser Radial, Byte, Hobie Cat 16, Prancha a Vela, 420, 29er, Lightining. Cada uma tem um treinador e um auxiliar que passam todo o conhecimento técnico em terra, assim como ajudam no bom andamento do barco em água. No final de cada dia todos serão avaliados, tanto treinadores quanto velejadores. Assim será possível fazer um acompanhamento durante o ano e ver a evolução de cada um. A CBvela também convidou dez velejadores da classe Optmis que, além de treinar para o Mundial com o técnico Filipe Novello,  terão a oportunidade de experimentar as outras classes, uma vez que eles são obrigados a deixar a classe quando completam 15 anos.

“Esta troca de barcos serve como um teste para ver qual eles gostam, qual tem vontade de velejar no futuro. E Nós também podemos dar sugestões de acordo com o biótipo de cada um. É realmente um trabalho em equipe”, afirma Mirinha Hackerott, organizadora da clínica.

A Clínica de Vela Jovem segue até o próximo domingo, dia 1º. O evento tem a organização da CBVela e apoio da Team Brazil, Armada Boats e BMW Motorad e tem como sede o Yacht Club Santo Amaro. A CBVela tem o patrocínio do Bradesco e o apoio da Slam.

Nautiway realiza VII River Tour

Fonte: Nautiway

A Nautiway Motoryama trealiza nova edição o River Tour, passeio de lanchas, no próximo dia 31 de maio. O destino será a eclusa de Santo Amaro do Sul, subindo o Rio Jacuí. Inscrições e mais informações com mauro@nautiway.com.br.

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Confira o cronograma:

08:30 - Concentração com um café da manhã na Marina da Conga.

09:30 – Briefing e saída rumo a Eclusa de Santo Amaro.

12h – Almoço

15:00 – Saída da flotilha rumo a Porto Alegre

 

Benetti “Lady Candy”: 56 metros de estilo, classe e performance

Fonte: Rotas Comunicação

um casamento perfeito entre o Oriente e o Ocidente , Lady Candy oferece o máximo em conforto, beleza e tecnologia para uma experiência em cruzeiro totalmente relaxante.

O estilo dos mestres de design italianos, as proezas tecnológicas do estaleiro Benetti, e toque mágico do proprietário do Oriente se combinaram para criar um iate de 56 metros cuja classe é apenas igualada pela sua excelente performance: Lady Candy, a mais recente jóia da família Benetti.

 

O estaleiro Benetti em Livorno, na Itália, lançou o M/Y Lady Candy ( Unidade N. FB260). 100% em aço e alumínio, a embarcação de 56 metros foi construída sobre uma plataforma de arquitetura naval testada com confiabilidade comprovada em iates anteriores. Para Lady Candy, essa plataforma foi parcialmente modificada com o reposicionamento da casa do leme no terraço e o alargamento do feixe principal.

"Lady Candy" combina espaços interiores dignos de uma grande embarcação de 56 metros com excelente desempenho, incluindo uma velocidade máxima de cerca de 17 nós; o conforto que se traduz em estabilidade, e quase zero de vibrações e ruído associados. Com design naval de Benetti e com um estilo da Central Yacht Design Studio do Capitão Paul Brackley, as linhas exteriores da " Lady Candy"  conferem  uma sensação claramente contemporânea , sem diminuir a elegância atemporal dos já conhecidos iates Benetti. O megaiate de 962 toneladas é majestoso e aerodinâmico, com os cinco pavimentos destacados por um movimento harmonioso decorrente do contraste das longas faixas de vidros fumês nas plataformas superiores que contrastam com o casco branco. O proprietário é da Ásia e é um grande entusiasta do mar e do mergulho.

Ele pretende aproveitar Lady Candy com sua família e amigos. O proprietário teve um papel ativo na concepção de seu iate: influenciou fortemente na disposição do interior – customizado pela Central Yacht. Por exemplo, solicitou que os interiores tivessem prioridade sobre os exteriores. Dessa forma, criou um enorme e impressionante salão que cobre 88 m2 do convés principal; ele também solicitou que a sua cabine e a de sua filha fossem transferidas ao andar superior para maximizar a privacidade. O proprietário também fez questão de se envolver no estilo interior no mobiliário, que foi projetado por Central Yacht e a empresa de arquitetura dos EUA BAMO. Os interiores são simples e acolhedores. Madeira de raiz Briar predomina e é combinada com cores suaves como lilás e jade refletindo uma estética "internacional" que une o Oriente e o Ocidente.

Os arquitetos e designers trabalharam com o proprietário para desenvolver um objeto de design que está além do meramente "na moda" prestando atenção em cada detalhe. Essa qualidade também é encontrada na criação de espaços "custom" para  às suas especificações. Por exemplo , uma vez que o proprietário é um mergulhador e entusiasta da área, a oportunidade não poderia ser deixada de lado para estruturar um clube de praia totalmente equipado e completo, com bar, ginásio, sauna, banheiro e área de estar ao lado da plataforma de banho, incluindo entradas separadas para os hóspedes e tripulantes.

Lady Candy tem quatro pavimentos ligados por um elevador central que se abre para um elegante hall de entrada e que dá acesso a vários espaços. Foi adicionado um andar inferior para a sala de máquinas, salas de mecânicos, e várias áreas de arrumação fundamentais para garantir a eficiência e a autonomia.

As quatro cabines de hóspedes se encontram no deck inferior. Há duas cabines com camas twin e duas com camas queen size, todas espaçosas, com armários grandes e banheiros. Para a proa, com acesso independente, há cinco cabines e áreas comuns para 12 pessoas da tripulação. À popa está a grande sala de motores e ainda mais atrás fica o clube de praia ao lado da plataforma de banho exterior com vista direta sobre a água: o lugar perfeito para atividades de mergulho do proprietário.

O deck principal recebe os hóspedes com um enorme salão, bar e hall de entrada com amplos sofás para relaxar e uma grande sala de jantar com mesa circular que acomoda 14 pessoas. Há uma cozinha profissional e, a estibordo, uma sala multimídia com uma tela de 70" e colunas de som Dolby surround. Ainda mais para a proa está a garagem para um tender de 7,3 metros. A garagem também acomoda dois jet skis, brinquedos aquáticos variados e um armário refrigerado. Mais à popa do salão, há um cockpit com um enorme sofá e poltronas.

O deck superior de "Lady Candy" é dedicado ao proprietário e à sua filha (nome do barco), bem como a outros convidados de prestígio. Este é o lugar onde as suítes barco do proprietário e a VIP estão localizadas. A suíte VIP está à proa e goza de uma maravilhosa vista para a água, graças à janela circular de 180°; a suite inclui um closet, sofá, banheiro com pia dupla, chuveiro e banheira.

O apartamento do proprietário é à popa e inclui um salão panorâmico, gabinetes, sala de estar e casa de banho com dois banheiros, separados por um chuveiro. Frente da cabine é o terraço VIP privado. Convidados não precisam ser perturbados pela tripulação, que tem um acesso secreto com direção à garagem.

O proprietário também conta com um terraço privado com acesso direto através de vidros panorâmicos que partem da área dos banheiros. Esta plataforma também inclui uma sala de massagem, característica típica encontrada na cultura asiática.

Além de comportar a casa do leme, o terraço também funciona como um grande espaço ao ar livre com sofás, uma jacuzzi, área de cozinha coberta e uma grande mesa de jantar. Há um mini-bar com bancos customizados pelo estaleiro por solicitação específica do proprietário.

Em termos de desempenho, "Lady Candy" permite velocidades sustentadas e conforto ideal de cruzeiro. A velocidade máxima é de cerca de 17 nós, enquanto a velocidade de cruzeiro é de 16 nós. Velocidade de economia de combustível é de 12 nós, a cerca de 5.000 milhas náuticas. A sala de motores tem dois 1.320 kW MTU 12V 4000 e dois geradores de 175 kW Cat C9. É uma embarcação extremamente refinada, a casa perfeita sobre a água, já que os espaços são utilizados em sua plenitude, e também é possível navegar em pequenas baías e pernoitar em portos livres das multidões. Lady Candy encarna a qualidade de classe mundial que o estaleiro Benetti é conhecido por todo o mundo.

Capitão Paul Brackley, Chefe da Central Yacht, está muito satisfeito; ele trabalhou com o estaleiro no conceito, estilo exterior e interior. "Este é o nosso terceiro projeto com a Benetti. O primeiro foi em 2005: a Ambrosia de 65 metros, uma  premiada embarcação e tecnologicamente avançada com uma unidade diesel- elétrico híbrida; foi o primeiro iate do mundo com sistema de propulsão ABB compact Azipod. Isto foi seguido pelo de 60 metros Xanadu que ganhou o prêmio da Robb Report "Best of the Best" em 2009. Ambrosia foi o primeiro projeto que a Central Yacht atuou como representante do proprietário. Lady Candy é o primeiro iate a ser desenvolvido diretamente por nós e ele provou ser um grande sucesso, recebendo várias referências em concursos de design além de ter inúmeros artigos já publicados. Central Yacht possui uma lista de colaborações bem sucedidas com a Benetti. Significa que o proprietário pode contar com a colaboração sinérgica entre as duas empresas, uma vez que sempre trabalharam bem juntas durante todas as fases do processo de construção. O resultado é um iate extraordinário, e, definitivamente, aquele que representa um valor agregado. Desenvolvemos um perfil totalmente original e um design interior baseado na plataforma técnica altamente bem sucedida da Benetti. Isso deu ao cliente a segurança de ter um iate exclusivo com base em um design comprovado e com desempenho garantido. Benetti e Central Yacht têm trabalhado em conjunto para desenvolver novas soluções de design em resposta às questões mais práticas de gestão de iate. O resultado final é entregar ao proprietário um barco que é muito fácil de manusear e de manter. Optamos por trabalhar com o estaleiro Benetti não apenas por sua excelência absoluta em construção, mas também pela sua flexibilidade e disponibilidade que tem permitido o proprietário a se envolver mais (e experimentar maior satisfação) durante as diferentes fases de construção".

Sobre Benetti

Com a maior taxa de crescimento entre os construtores de iates a motor de luxo do mundo, Benetti é um ícone de estilo italiano e elegância atemporal combinada com a construção de classe mundial. Fundada em 1873, Benetti é o mais antigo estaleiro italiano de iates de luxo a motor. Cada barco é único e trabalhado em torno das necessidades de seus proprietários. São duas linhas de produtos: Class Range - Deslocamento e Deslocamento Rápido composto por iates entre 93 a 145 pés; e Custom – iates de aço e alumínio com mais de 45 metros.

Benetti tem sede em Viareggio, na Itália, com vendas diretas e escritórios de serviços para todo o mundo em Livorno, Fort Lauderdale, Dubai e Hong Kong. Benetti faz parte do Grupo Azimut | Benetti, o maior grupo de capital privado do mundo na indústria náutica.