Disputas acirradas pelas vagas Internacionais marcaram o dia na Seletiva de Optimist
Depois de dois dias de instabilidade, o vento firmou e possibilitou a realização de mais quatro regatas na tarde desta quinta-feira em Jurerê. Competindo pelas vagas para o Campeonato Mundial, Gustavo Glimm se sobressaiu disparando na liderança da Seletiva após conquistar um primeiro e dois terceiros lugares. O atleta do VDS abriu 13 pontos de vantagem do segundo colocado, Lucas Freitas (ICRJ), Campeão Brasileiro de 2020. Além deles, também estariam no Mundial da classe Fernando Menezes (ICSC), Joana Gonçalves (ICSC) e Alex Kuhl (EVI).
Também em disputa acirrada, Erick Carpes subiu para a 6ª colocação na Seletiva, o que dá a ele a classificação para o Campeonato Europeu até o momento ao lado dos velejadores Miguel Machado (ICES), Julia Carreirão (ICRJ) e Gabriela Vassel (CCSP).
Os demais representantes da Flotilha Minuano estão assim na competição:
Alexandre Becker - 21º
Leonardo Caminha - 25º
Davi Moreira - 52º
Lucas Flores - 62º
Henrique Becker - 63º
Sistema de Classificação
O sistema de classificação para os campeonatos internacionais leva em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado aqui pelo Veleiros do Sul no início de janeiro, e da Seletiva de Optimist, que está sendo disputada agora em Florianópolis.
A fórmula utilizada para a definição das equipes é a seguinte: somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado de cada uma das competições. Desta forma, entram no somatório as onze melhores regatas do Campeonato Brasileiro e as onze melhores regatas da Seletiva.
Os atletas que conquistarem do 1º ao 5º lugar no ranking, garantem a vaga para o Campeonato Mundial que acontecerá em julho na Itália. Do 6º ao 9º, vão para o Campeonato Europeu em junho na Estônia. E para o Norte-Americano, que ocorrerá em Cancún em outubro, são vinte vagas que serão preenchidas após os campeonatos anteriores.