ATUALIZAÇÃO: Pandemia do Coronavírus adia Campeonatos de Vela
Com o mundo inteiro mobilizado devido a pandemia que se alastrou sobre o Covid-19 (Coronavírus) campeonatos internacionais de diversas classes foram adiados e cancelados por autoridades para evitar ainda mais contágios. No início desta semana, o Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist que aconteceria em Mar Del Plata, na Argentina, foi adiado sem nova data definida. Segundo a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA), o Ministério dos Esportes e Turismo da Argentina, decidiu suspender torneios, competições, campeonatos preparatórios e eventos esportivos no país durante todo o mês de março.
Na manhã de hoje (12), foi a vez do Mundial de 470. A competição, que é de extrema importância para a classe e para a Flotilha do VDS, começaria nesta sexta-feira (13), em Palma de Mallorca na Espanha. Como o país é um dos locais com maior número de casos, as autoridades espanholas pediram o adiamento do campeonato e de qualquer evento que pudesse haver conglomerações de pessoas. A Associação da Classe, junto com o Clube organizador, confirmou que este não é o cancelamento e tentarão transferi-lo para o dia 15 de abril. Já o Trofeo Princesa Sofia, campeonato que aconteceria logo na sequência, foi cancelado.
| Na tarde de quinta-feira, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) emitiu um comunicado oficial para todos os atletas informando que a Federação Espanhola de Vela confirmou que todas as atividades de competição e treinamento de Vela na Espanha estavam canceladas e recomendou que todos os atletas voltassem a seus países de origem. A Confederação decidiu que nenhum atleta, técnico ou staff deve viajar para o exterior até segunda ordem, e que os que estão devam retornar para suas casas imediatamente.
A CBVela e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prestarão o apoio em termos logísticos de passagem aérea e também dos barcos e botes. Além disso, eles também analisarão os planejamentos futuros visando a preparação nos Jogos Olímpicos, traçando as melhores estratégias possíveis junto aos atletas. A flotilha do Veleiros do Sul irá retornar para o Brasil no sábado, 14.
Além desses, também foi confirmado o adiamento da Copa da Amizade de Soling que aconteceria aqui no Clube Veleiros do Sul na primeira semana de abril. Como receberíamos atletas vindos de diversos lugares, dentre eles Argentina, a competição precisou ser adiada devido os comunicados das autoridades do país que determina que qualquer pessoa que viajar ao exterior fique de quarentena.
| A Copa Internacional da Amizade de Soling foi transferida e acontecerá do dia 12 a 15 de novembro de 2020.
Sul-Americano de Optimist
A Flotilha Minuano se classificou durante o Campeonato Brasileiro que aconteceu aqui no VDS para competir no Sul-Americano da Classe. O evento aconteceria do dia 21 a 28 de março na Argentina. Os velejadores que representam o Veleiros do Sul são: Gustavo Glimm, Erick Carpes, Alexandre Becker e Maria Eduarda Claudino.
Mundial de 470
As duplas da Classe 470 do VDS já estavam treinando na Espanha para o Campeonato Mundial que aconteceria de 13 a 21 de Março quando foram surpreendidos um dia antes do início da competição com o adiamento.
O Mundial irá determinar qual dupla brasileira representará o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. A vaga para o Brasil foi conquistada durante o Campeonato Sul-Americano pela dupla do Veleiros do Sul, Geison Mendes e Gustavo Canal Thiesen, que foram hexacampeões. Além deles, também estão na Espanha lutando para ir para o Japão as duplas Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel, e, Pedro Corrêa e Felipe Brito.
Copa da Amizade de Soling
A Copa da Amizade de Soling estava prevista para acontecer de 2 a 5 de abril aqui no Clube Veleiros do Sul, com uma estimativa de 16 tripulações, vindas da Argentina, Alemanha e Estados Unidos, além das brasileiras.