Capitão do Coronavírus do VDS: Dr. José Ortega compartilha conhecimentos e recomendações sobre a doença

Em reunião do Ministério da Saúde junto com as Organizações Panamericanas e Mundiais da Saúde, foi reconhecido que a epidemia de Covid-19 (Coronavírus) se instalou no Brasil e está em fase crescente, podendo chegar ao pico epidêmico daqui um mês e meio. O Dr. José Ortega, sócio do VDS e médico renomado na capital, compartilhou informações importantes do meio e se colocou à disposição de todos que tiverem dúvidas sobre a doença.

 

A principal diferença dessa patologia é que ela é altamente transmissível, podendo ser passada de maneira rápida e para muitas pessoas ao mesmo tempo. Os grupos de riscos são principalmente idosos acima de 70 anos e pessoas que têm ou já tiveram debilitações, como doenças autoimunes, transplantes de órgãos, HIV, tuberculose, diabetes e outros. Todos que se encaixarem em alguma dessas características, é recomendado que não saia de casa.

 

Durante a reunião, também foi sugerido que quem chegar de viagem do exterior, deve ficar 7 dias recluso independente se tiver algum sintoma. Além disso, os especialistas também falaram que quem apresentar sintomas de gripe, com febre alta e falta de ar devem procurar médicos para exames, assim como quem apresentar gripe já tendo tomado a vacina convencional da H1N1 este ano. Apenas nesses dois casos. Se, em contato com alguém infectado, a pessoa precisa ficar de quarentena por 14 dias.

 

Além dessas, também foi aconselhado sair de casa somente para o estritamente necessário, cancelar eventos públicos e que tenham conglomerados de pessoas, cancelar viagens internacionais marcadas para os próximos 90 dias, se já está em viagem, uso de luvas e máscaras, idosos não devem sair de casa, e pessoas gripadas não devem visitar parentes idosos. Algumas medidas de cuidado também podem ser higienizar sempre as mãos - o clube disponibilizou em todos os setores e restaurante álcool gel -, manter distância dos rosto das outras pessoas, evitar contato, cuidados redobrados com tosses e espirros, deixar os ambientes ventilados e não ficar em estabelecimentos fechados. Todas as recomendações devem permanecer pelos próximos 60 dias.

 

A Comodoria do Clube Veleiros do Sul, antevendo os fatos e se preocupando com o momento de pandemia, pede que seus associados e atletas sigam as recomendações dos especialistas. O Capitão do Coronavírus do VDS, Dr. José Ortega, concluiu que "uma grande tormenta se aproxima. Hora de baixar as velas, amarrar tudo dentro do barco, fechar escotilhas... Quem for pego de surpresa terá maior prejuízo".