Futuro promissor para a Flotilha de 420 do VDS
Classe está em constante crescimento no Clube, conquistando títulos e se destacando no cenário nacional
(Foto: da esquerda para direita: Tais Quevedo, Germano Becker, Pedro Mueller, Gustavo Canal Thisen, Pedro Amine, Guilherme Becker e Letícia Santos)
A Flotilha da Classe 420 do Veleiros do Sul está crescendo. As conquistas do início deste ano chamaram atenção para os nossos atletas das categorias de base que hoje fazem parte da Equipe Brasileira de Vela Jovem.
Atualmente, a flotilha conta com três duplas, duas masculinas (foto a cima) – compostas pelos atletas Pedro Mueller e Pedro Amine, e, Guilherme Becker e Germano Becker – e uma feminina, com Letícia Santos e Tais Quevedo (foto abaixo). Todos treinados pelo atleta Gustavo Canal Thiesen, hexacampeão Sul-Americano da Classe 470. "Estou muito feliz com o apoio que o Clube tem dado para a Flotilha e isso tem se refletido em resultados (...) Também tenho ficado muito feliz com a contribuição do técnico Martin Rump, da Sandra Silva (Capitã de Flotilha) e da Karina Geyer (Coordenadora da Vela Jovem)", agradece Gustavo.
Letícia e Tais durante regata na Copa da Juventude
Durante a Copa da Juventude, competição que dava vaga para a Equipe Brasileira, Pedro Mueller e Pedro Amine foram os vice-campeões e, Guilherme e Germano Becker, ficaram na 3ª colocação. E as meninas, conquistaram a 3ª colocação na categoria feminina. Anteriormente, as duplas já haviam se destacado no Campeonato Brasileiro da Classe, com duas duplas no Top 5.
"Como treinador, meu objetivo com a flotilha é termos um time com alto nível técnico que tenha chances de brigar por campeonatos nacionais e internacionais. Temos o Campeonato Mundial no Brasil em 2021 e quero chegar lá com uma equipe grande e bem tecnicamente", explicou Gustavo. A competição acontecerá na Bahia de 15 a 31 de janeiro.
Durante este período de suspensão de competições e treinos em água, os atletas estão focando no treinamento físico e nos jogos virtuais de regatas para continuarem exercitando as situações durante a disputa.
Guilherme e Germano durante regata na Copa da Juventude
A Classe 420
Projetado por Christian Maury, em 1959, o 420 é um barco de dois tripulantes com 4,20m de comprimento que possui três velas e trapézio. Uma das vantagens que ele possui é que, alterando a sua regulagem, permite que tripulações em um amplo intervalo de peso possam ser competitivas. Assim, tornou-se particularmente popular entre os mais jovens, na medida em que pode ser ajustado de acordo com o seu peso e habilidade.
A Classe começou oficialmente em 2004 no Veleiros do Sul. O principal motivo da escolha deste barco de dois tripulantes foi o aprendizado que proporciona. É considerado como a classe de transição do Optimist para a Classe Olímpica 470. O barco possibilita maior troca de informações e experiências e exige o domínio de elementos que não estão presentes em um barco de um tripulante.
Pedro Mueller e Pedro Amine durante regata na Copa da Juventude
O futuro está bastante promissor para velejadores da categoria aqui no Clube. A ideia é "fomentar a vela no VDS e ensinar os jovens a regular um barco, trimar buja e balão, para futuramente terem condições de velejar em regatas de oceano caso queiram", observou Thiesen. Além, da forte preparação visando o surgimento de novos atletas olímpicos.