VDS é representado pelo Comodoro Cícero Hartmann em debate sobre os impactos do Covid-19 no Setor Marítimo

Na noite de terça-feira (12), o Clube Veleiros do Sul, através do Comodoro Cícero Hartmann, foi um dos convidados pela Revista Náutica para participar das discussões sobre os impactos da pandemia do Coronavírus no setor marítimo, principalmente em marinas e clubes náuticos. Fizeram parte do quadro de debates também Ernani Paciornik (Presidente do Grupo Náutica), Gabriela Lobato (Presidente do Grupo BR de Marinas), Marina Bandeira Klink (Presidente da Marina do Engenho/Paraty), José Jorge Neto (Médico e ex-Comodoro do Iate Clube de Caiobá) e Alex Costa Pereira (Diretor Jurídico do Yacht Club de Ilhabela). 

 

A discussão começou com uma sucinta apresentação de cada convidado, que responderam, na sequência, como foram acatados os decretos feitos pelos prefeitos municipais de sua região. Desde o princípio, as decisões do Clube Veleiros do Sul foram bem aceitas pelos participantes, e o destaque foi pelo fato da Comodoria ter buscado soluções para não impedir que seus associados pudessem sair com seus barcos. Segundo, Ernani Paciornik cabe aos comodoros e empresários a responsabilidade de haver um diálogo com a prefeitura e a capitania dos portos para chegar a um bom termo, não permitindo que a economia do setor fique estagnada, mas também preservando a vida. 

Além disso, também foram analisados os decretos que aconteceram em Paraty, no Rio de Janeiro, junto com as opiniões dos participantes sobre ser ou não permitida a navegação nos respectivos locais. 

Ao receber a palavra, o Comodoro Cícero compartilhou todas as medidas feitas pelo Clube ressaltando que, mesmo com a paralisação do quadro social e esportivo, o VDS continuou suas obras de manutenções e melhorias, e permitiu a saída dos sócios nos seus barcos: "O associado também é dono do Clube, como vamos impedi-los de ir aos seus barcos que estão atracados no píer? Entendemos que o barco é a extensão de suas casas!". Além disso, Hartmann também falou sobre a abertura gradual do VDS. 

Ao final da discussão, o Veleiros do Sul foi elogiado também pelo Dr. Jorge Neto que enalteceu a postura da Comodoria pela iniciativa. Em clima descontraído, foram sugeridos novos debates para que outros locais sigam o mesmo exemplo do nosso Clube. Para finalizar, o Comodoro Cícero comparou a situação com a navegação: "Cada comandante é responsável por sua embarcação, e o Covid não foge à regra. Estamos em um momento delicado, mas nos unindo conseguimos levar conhecimento e solução para todos os lugares do Brasil", finalizou.