Clube Veleiros do Sul realiza primeiro Pregão Eletrônico à distância do Edital 7 do CBC
Na noite desta quinta-feira (2) aconteceu a teleconferência do Pregão Eletrônico para aquisição de botes, decorrente do Edital de Chamamento de Projetos Nº 07/2017 do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A ocasião foi um marco precursor no âmbito dos clubes sociais, pois o Veleiros do Sul realizou o primeiro pregão feito de maneira totalmente digital e à distância. Através de softwares de chamadas de vídeos e compartilhamentos de tela, a Comissão de Compras acompanhou, parte reunida em uma sala e parte direto de suas residências, os lançamentos dos proponentes.
Participaram da sessão o Comodoro do VDS, Cícero Hartmann, o Vice-Comodoro Administrativo, Paulo Hennig, o Vice-Comodoro de Patrimônio, Luís Antônio Schneider, os membros do Conselho Deliberativo, André Gick, Guilherme Roth e Eduardo Scheidegger Jr., o associado Gustavo Gonçalves, o diretor executivo Moisés Lanzoni, o gerente esportivo Odécio Adam e o secretário esportivo Gustavo Ribeiro. O fato foi mediado pelo pregoeiro Michael Abreu Ribeiro que deu início ao evento explicando as instruções para os processos.
O Decorrer do Pregão
O pregão foi feito em quatro etapas para a seleção dos fornecedores dos materiais: o mediador enviava as propostas para a comodoria, que analisava e debatia internamente, e após, recebia os lances dos proponentes. Na sequência, a Comissão de Compras e o pregoeiro examinavam se todas as especificações estavam de acordo com as necessidades do clube e com o Edital do Pregão Eletrônico.
Com uma duração média de 3 horas de reunião, foram feitas 4 propostas para o Lote 1 e 3 para o Lote 2. Ainda não foram concluídos os processos de contratação da empresa que irá fornecer os equipamento, pois houve interposição de recurso junto ao primeiro lote. O prazo para apresentação das razões das recursais é de 3 dias úteis e se encerrará no dia 7 de julho. A partir do dia 8, o vencedor será notificado a apresentar as contra-razões, prazo que termina no dia 13.
Para o segundo lote, a documentação de habilitação será analisada antes de sua adjudicação.
VDS na frente
O Veleiros do Sul, além de ter sido o clube de vela pioneiro na obtenção de recursos do CBC em 2014, também foi um dos primeiros a realizar um pregão de forma eletrônica e à distância. Após reunião geral do CBC no dia 4 de junho, o VDS se destacou por ser um dos únicos com os processos de aquisição já em fase avançada.
"Em um momento como esse, continuamos evoluindo e trabalhando para que todo clube possa realmente receber as melhorias e os processos que já estavam andando e foram de certa forma paralisados neste período de pandemia", destacou o Comodoro Cícero Hartmann.