Preparem as suas amarras e os botes. A água vai subir!
Alertamos a todos que nos próximos dias o Guaíba estará entrando em uma das maiores cheias já registradas, de acordo com as previsões hidrológicas e meteorológicas. O nível, registrado no Cais Mauá, foi de 2,15 metros na tarde de ontem (9) às 18hs, sendo que em 2,10 começam os primeiros alagamento nas ilhas no entorno de Porto Alegre.
O aumento do nível aconteceu proveniente dos efeitos de vento sul e de dois grandes focos: O primeiro deles, o ciclone bomba, ocorrido entre os dias 30 de junho e 1º de julho, com um volume de 100mm a 150mm na Metade Norte. E, o segundo, em 5 de julho, de 40mm a 70mm. Os rios que desembocam no Guaíba já produziram inundações em suas regiões, como é o caso do Jacuí, Taquarí e Caí.
E o pior ainda está por vir. O ciclone que ocorreu de 7 a 8 de julho com volumes de água excepcionalmente altos de 200mm e 250mm, ainda está para chegar na capital e encontrará um Guaíba já com o nível alto.
Além das questões hidrológicas, há ainda as previsões meteorológicas. As chuvas vão voltar no final de semana na região de Porto Alegre, e está classificada de moderada a forte. Segundo os especialistas, ela não vai ser a responsável por alagamentos mas vai agravar ainda mais a situação. A massa de ar polar que também está chegando coincidirá com o pico de cheia do Guaíba e o vento proveniente do quadrante Sul. A soma de todos esses fatores podem provocar marcas históricas em nossa cidade.
Por isso, fiquem atentos e não esqueçam de verificar se as amarras de suas embarcações estão bem presas!
Fonte: MetSul