Regatas Virtuais agora com ranking nacional
O que começou como uma brincadeira hoje atinge grandes proporções. Devido ao sucesso das regatas online, foi criada uma comissão de regras e um Ranking Nacional para os jogos da plataforma Virtual Regatta Inshore. A comissão é composta por Clóvis Câmara do Veleiros do Sul, Allan Godoy e Lucas Dantas do Iate Clube de Brasília (DF), Humberto Albuquerque do Clube Naval Charitas (RJ) e Luciano Gubert do Iate Clube de Santa Catarina (SC).
De acordo com o velejador Allan Godoy, a ideia surgiu a partir de uma roda de amigos decididos a organizar as regras do jogo. “Decidimos estruturar as nossas regatas, por isso criamos a comissão, com representantes do sul, sudeste e centro-oeste que atualmente são os que mais organizam os eventos no Brasil”, conta. Entre as regras criadas por eles, serão, por mês, no máximo 3 campeonatos válidos para o ranking, sendo necessária a solicitação de inclusão do evento com, no mínimo, 10 dias de antecedência para um dos integrantes da comissão.
Para Clóvis Câmara, membro da comissão e velejador do VDS, “o ranking funciona como uma forma de manter a competitividade entre os atletas mesmo no período da pandemia com os eventos cancelados”. Clóvis também destaca que a Virtual Regatta veio para ficar, pois conta com cada vez mais adeptos. “Mesmo quando acabar a quarentena, as pessoas vão seguir interessadas nas regatas online”, afirma.
Em relação à apuração do ranking, a avaliação é feita a partir de 30% dos melhores eventos corridos por cada velejador (exemplo: 30% de 23 eventos = 6,9, ou seja, serão computados 6 eventos), tendo em vista que nem todos tiveram a oportunidade de participar de todos os campeonatos. “Quando aumentar o número de eventos do ranking, aumentará o número de eventos computados”, explica Allan. Já a pontuação é decidida pela colocação final do competidor (exemplo: o 8º geral no campeonato ganha 8 pontos).
Até o momento, já são 23 eventos e 316 competidores presentes na lista, sendo 15 do VDS. Confira a classificação dos atletas do clube:
3º Adriano Santos
11º Clóvis Câmara
13º Gustavo Glimm
45º Leonardo Pool
63º Ader Santos
68º Philipp Grochtmann
100º Thiago Knippling
141º Fábio Kley Santos
158º Carlos Silva
161º Juliano Bergenthal
184º Flávio Camargo
191º Gustavo Geyer
250º Olavo Torres
303º Guilherme Borges
De acordo com os membros da comissão, a tarefa de criar regras e ranking para as regatas deu trabalho, mas o esforço valeu a pena. “Espero que o formato agrade a maioria”, revela Allan. Confira as regras e o ranking completo.