Regatas online aliam diversão e conhecimento

De brincadeira a aprendizado, as regatas online deixaram de ser consideradas apenas um jogo e se tornaram também referência para o conhecimento dos atletas. Além do ranking criado para profissionalizar as competições, jogos como o Virtual Regatta e o Virtual Skipper possuem funções muito além da diversão.

Clóvis Câmara, velejador do Veleiros do Sul e jogador do Virtual Regatta, avalia o jogo como uma forma de treinamento para o esporte. “Em um dia, ele te dá situações que levariam meses para serem vivenciadas na raia, e assim o cérebro automatiza o aprendizado”, destaca. Clóvis também revela que foi o jogo que o ensinou a largar em seu hobie cat. “Comprei meu hobie cat em 2013 e foi em uma versão anterior do Virtual Regatta que, de tanto jogar, eu aprendi a largar e transferi isso para a raia”, afirma.

Já para Gustavo Glimm, atleta do VDS e adepto aos jogos de regatas online, o Virtual Skipper conta com funcionalidades completas, que podem ajudar também na vida real da vela, enquanto o Virtual Regatta proporciona diversão e troca de experiência entre amigos. “Diferente das corridas do Regatta que duram aproximadamente 8 minutos, as regatas do Skipper duram, em média, 30 minutos, simulando as velejadas reais na água, com regras bem definidas, reply, avaliações e reuniões pré-campeonato”, explica o velejador.

Seja qual for a preferência, o fato é que as regatas online seguem movimentando o esporte da vela também de forma virtual – e já são sucesso entre os velejadores.