Joventino completa 50 anos de VDS
Hoje, 10 de outubro de 2020, é um dia especial para o Veleiros do Sul. Nosso querido colaborador Joventino Alexandre completa 50 anos de empresa, e nós 50 anos de privilégio por tê-lo na nossa equipe.
Sua história no VDS começou cedo. Em 1970, com apenas 24 anos, Joventino foi contratado para a função que, na época, chamava-se de “servente” (hoje nomeada de serviços gerais). “Comecei a exercer minha atividade na piscina e na bomba de gasolina. Em seguida, fui encarregado de setor. Depois, encarregado de piscina”, conta o funcionário sobre a sua trajetória inicial.
Mas foi em 1988 que muita coisa mudou. “Neste ano, passei a morar no clube, o que aumentou ainda mais o meu carinho e admiração pelo VDS, afinal, aqui foi a minha casa”, relembra. Após a mudança, Joventino foi novamente transferido de setor, passando a ser eletricista e, depois, supervisor do pátio, função que desempenhou por último, antes da sua atual. “Hoje, há mais de 35 anos, atuo na elétrica, cargo que estudo e desempenho desde o início da minha carreira no Clube”, afirma.
Para ele, cada oportunidade de mudança foi valiosa. “Faço o que eu gosto, e sempre bem feito. Se a pessoa não gostar do que faz, a prejudicada é ela mesma”, destaca Joventino sobre os seus 50 anos no VDS, clube que, segundo ele, sempre o acolheu muito bem. “Todos que passaram por aqui me incentivaram e me deram força”, ressalta.
Questionado sobre o seu colega mais próximo, Joventino destaca a sua parceria com Roque, marceneiro do Clube. “Nos damos muito bem, ele também trabalha aqui há bastante tempo. Mas, claro, aqui todo mundo sabe conviver, todos querem o bem do outro”, afirma.
Com tanto tempo de Clube, Joventino já presenciou fatos marcantes tanto para a sua vida profissional quanto pessoal, como, por exemplo, as corridas de motonáutica, nos anos 1970, que chamaram a atenção do jovem rapaz na sua chegada ao Veleiros do Sul. “Eu vim da agricultura, então aquilo me impressionava! Na época eu abastecia muitas lanchas, quando a gasolina ainda era comum ou azul”, destaca o funcionário sobre a sua experiência antes do óleo diesel, que marcou o começo da sua trajetória no meio náutico.
“Minha missão aqui foi muito boa. Agradeço aos comodoros e a diretoria de 1970 até 2020. Um agradecimento especial ao comodoro Cícero pela oportunidade”, completa Joventino, grato por fazer parte da história do Clube há tantos anos.
De acordo com o Comodoro Cícero Hartmann, “é preciso muita habilidade e capacidade para ficar 50 anos em um único lugar, e o Joventino está cumprindo muito bem a sua missão no Clube”.
Parabéns pelos 50 anos de Veleiros do Sul!