Confira o desempenho dos barcos Crioula e Marujo’s na 70ª Regata Santos-Rio

Com recorde de barcos, a 70ª Regata Santos-Rio foi marcada por um forte contravento leste que dificultou a prova dos velejadores. A longa disputa contou com momentos de emoção para os participantes, com mar agitado e ondulações. 

Levando a flâmula do VDS, a embarcação Crioula 29, de Eduardo Plass, pela classe ORC, concluiu o percurso de 200 milhas em 39 horas e 21 minutos, ficando em 7º lugar na súmula. Na avaliação de Guilherme Roth, membro da tripulação, a disputada prova rendeu um bom resultado à equipe. “Ganhamos de barcos que normalmente andam na nossa frente nessas condições”, comemora. 

Já em relação ao cansaço enfrentado no longo trajeto, Guille elogia a garra de seus colegas que aguentaram as quase 40 horas de prova juntos e sem dormir. “Por sorte ou azar, o Crioula não tem espaço para descanso, como os outros barcos. Não há nenhum sofá ou cama para se esticar, então tocamos ficha na máquina o tempo inteiro”, revela.

Samuel Albrecht, atleta do Clube e também membro da tripulação do Crioula, comenta sobre as situações adversas enfrentadas na regata. “Sabíamos que era uma competição difícil em termos de resultados e que a vitória seria disputada, mas demos o nosso melhor em busca de uma boa colocação. Foi uma regata bastante difícil, e por sorte o nosso barco aguentou bem. A tripulação fez um excelente trabalho”, conclui o atleta olímpico sobre o desempenho. 

Já O barco Marujo’s, que tem o associado Francesco Colombo na sua tripulação, encerrou a prova em 41 horas e 30 minutos. De acordo como velejador, a regata foi dura e precisou de táticas inteligentes para ser concluída. “Depois de Ilhabela optamos em não sair e ir bordejando na faixa de 5/10 milhas, marcando uma reta até o Rio de Janeiro”, revela Francesco sobre uma das estratégias adotadas pela tripulação.

Encerrada a Regata Santos-Rio, a equipe do Crioula retorna à raia da Baía de Guanabara, no RJ, para o 51º Circuito Rio, que ocorrerá de 30 de outubro a 2 de novembro. 

Confira a súmula.