Tempest sofre acidente durante regata na Copa de Porto Alegre. Confira relatos dos tripulantes
No último domingo (27), durante a Copa Cidade de Porto Alegre, um acidente envolvendo o barco Tempest, do VDS, do comandante Luis Fernando Colling, com o Comodoro Cícero Hartmann na tripulação, serviu de alerta para navegadores que velejam pelo Guaíba. A embarcação colidiu em um tronco de árvore, conforme explica o Comodoro no relato a seguir:
“Vínhamos no Tempest em regata na segunda perna do barla-sota. O barco Delirium, do Jangadeiros, vinha bem atrás, quase encostado, disputando a posição. Ele começou a orçar para nos passar e nós acompanhamos a orça. Nisso, me chamou atenção uma bandeirinha, taquarinha, achei que fosse um espinhel ou algo do tipo, e resolvemos deixar por sotavento.
Quando nos aproximamos, sentimos um impacto, uma batida muito forte. O barco parou completamente. Luciano, que estava na proa, quase foi para a água. Thomas, que estava agarrado ao barco, sentiu de leve. Mas quem estava na popa sentiu mais. Frederico ficou pendurado na cabine com as pernas para fora e Flávio machucou o joelho com a batida. Luis Colling, que estava no piano, apertou a costela no momento do impacto. Eu, no leme, consegui parar sem ferimentos.
Nossa sorte foi que o Darci Rabello, que estava no leme do Delirium, conseguiu desviar imediatamente, evitando que o barco deles entrasse na nossa popa com aquela parada brusca. Ficamos ali presos sem conseguir sair, até que o Aquino, do Jangadeiros, nos socorreu com o bote.
O que fica de lição é que temos hoje muitas árvores no Guaíba. É um perigo muito grande, pois o posicionamento de muitas delas é dentro da raia. Não só pelas regatas, mas o que me preocupa também são as famílias que navegam em passeios descontraídos, e que por algum detalhe podem bater em algum tronco.
O Veleiros do Sul se dispõe a iniciar uma ação para que possamos tirar esses obstáculos. Temos que unir os clubes e começar aos poucos a limpar a área.”
O comandante Luis Colling completa:
"Felizmente saímos todos bem, sem nenhum acidente grave, apenas pequenas avarias no barco, mas frustrados por termos que sair da regata com uma situação dessas e com um baita susto, pois poderia ter sido muito grave caso o veleiro Delirium, que vinha logo atrás competindo pela posição, batesse na nossa popa.”