Jantar dos Cruzeiristas retoma com saudosismo e descontração

O primeiro Jantar dos Cruzeiristas de 2021 ocorreu na noite desta quarta-feira (07), no Veleiros do Sul, com a presença de 20 participantes. Marcado por risadas e boas lembranças, o encontro do mês de julho oficializou o retorno do evento, que desde março de 2020 não acontecia devido às recomendações da pandemia da Covid-19. 

Na ocasião, estiveram presentes membros da Comodoria, como o Comodoro Cícero Hartmann e o Vice-Comodoro Social, Carlos Alberto Trein, além do Presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira, e do membro raiz do Grupo de Cruzeiristas, Walther Bromberg. 

No menu, Luis Fernando Aires, o cozinheiro da noite, preparou uma deliciosa paella campeira para a confraternização, e de sobremesa, mamão papaia com cassis. 

Após o jantar, a sessão iniciou com uma lembrança a Fernando José Silveira, pai de Paulo Silveira, e a menção ao toque de apito alusivo ao término da faina marinheira e ao desguarnecimento do posto, homenagem póstuma feita para o comandante pela Marinha do Brasil. 

Na sequência, as festividades seguiram com a leitura da ata da última reunião pelo Mãe Vinícius Magalhães e a histórica de dezembro de 1971 por Luis Fernando Aires. Com a palavra, o cozinheiro aproveitou para ressaltar o privilégio de ser o cozinheiro do primeiro jantar que participa após o seu batismo. 

Tarrago aproveitou para falar sobre o andamento da recente renovação de ⅓ do conselho e agradeceu a participação dos associados na votação. Além disso, o presidente completou sua fala recordando a perda de importantes companheiros no último ano, e destacou a saudade do comandante Henrique Ilha. 

O Comodoro Cícero Hartmann reforçou as homenagens aos amigos perdidos e revelou as dificuldades do último ano para manter o pleno funcionamento do Clube mesmo diante das restrições. “Fico muito feliz em reiniciar as atividades do grupo”, revela. 

Ainda durante a fala do Comodoro, em momento de descontração, Olavo Machado Torres foi eleito como o atual Ministro do Chopp do Grupo, após palmas de aprovação dos participantes. A posse do cargo foi oficializada com o agradecimento de Olavo, que declarou a sua admiração pela tradição do grupo que segue mantida até hoje, seguido do tradicional grito “Hip Hip Hurrah!”, anteriormente comandado por Henrique Ilha. 

A noite finalizou com o depoimento de Walther Bromberg, que contou a história da criação dos primeiros veleiros e relembrou a fundação do grupo.