Tóquio 2020: atletas brasileiros seguem em posições de destaque na vela olímpica

As disputas de vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio seguem acirradas para os atletas brasileiros, que lutam para manter a tradição de medalhas. Nas regatas emocionantes do dia 29, os velejadores mantiveram bons resultados nas etapas que antecedem as finais. 

Nacra 17

No Nacra 17, o atleta do VDS, Samuel Albrecht, e sua dupla Gabriela Nicolino, fizeram boas e equilibradas disputas em Enoshima. A quinta-feira foi marcada por três regatas que mantiveram os brasileiros na 11ª colocação geral. A dupla volta a competir no sábado, com mais três provas. 

470

O destaque foi das gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que venceram a terceira regata da categoria 470 feminino. Já na quarta prova, a dupla garantiu a 10ª colocação e fechou o dia em 5º lugar. Elas voltam para a raia nesta sexta-feira (30).

No 470 masculino, a dupla Henrique Haddad e Bruno Bethlem, comandada pelo técnico Gustavo Thiesen, do Veleiros do Sul, teve uma ótima recuperação e está em 9º na classificação geral após a conquista do 2º lugar na quarta regata. Eles também voltam à água na sexta-feira (30).

Laser

O bicampeão olímpico Robert Scheidt manteve sua posição de destaque nas duas regatas desta quinta-feira e segue na briga pelo pódio. Após um 8º e um 12º lugar, o atleta finalizou o dia na 4ª posição. Antes da final, mais duas provas serão realizadas para a categoria, que definirão os dez finalistas. 

As disputas de vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio são supervisionadas por Nelson Ilha, do VDS, que atua como assessor técnico de regras de regata da equipe brasileira.

As classes 49er, Finn e RS:X também estão presentes na Olimpíada.