Em sua primeira experiência na classe Soling, Tiago Quevedo destaca aprendizados e conquista do título do 51º Campeonato Brasileiro

A forte tradição do Veleiros do Sul na classe Soling ganhou mais um capítulo especial em sua trajetória na última edição do Campeonato Brasileiro da classe, realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, nas águas do Guaíba.

Em sua estreia pela classe na 51ª edição da competição, o velejador Tiago Quevedo sagrou-se campeão a bordo do Down Let Me Down, ao lado de Frederico Sidou e André Renard. Aos 20 anos de idade, Tiago substituiu o Comodoro Cícero Hartmann como timoneiro da tripulação, unindo juventude e experiência lado a lado para conquistar o título do campeonato.

O título da competição é mais uma das conquistas que marcam a carreira vitoriosa do velejador do VDS, que em sua trajetória na vela já conquistou o bi-campeonato Brasileiro da Classe Optimist (2014-2015), o título do Campeonato Brasileiro da Classe Laser (2018) e o bi-campeonato da Copa da Juventude na classe Laser Radial (2017-2018), entre muitas outras vitórias em competições no esporte.

E a primeira experiência na classe não poderia ter sido melhor, com destaque para as quatro vitórias entre as seis regatas realizadas na competição. O atleta destacou o desempenho da tripulação e os primeiros contatos com o barco. “Foi uma experiência muito boa, nunca havia velejado na classe Soling. É um veleiro bem tático e todos os barcos andam muito parecido, tanto no contravento quanto no popa. Logo, é um barco em que se dá melhor quem erra menos. E na minha tripulação estavam muito entrosados, pois têm bastante tempo na classe e facilitaram minha experiência no barco e nas manobras em geral”, disse Tiago.

O atleta ainda ressaltou que as regatas e o contato com o barco foram bem saudáveis dentro das condições de vento fraco, médio e forte durante o campeonato. Apesar da diferença de classe, já que Tiago atualmente veleja nas classes Laser e 49er, a rápida adaptação foi uma das principais características que facilitou a experiência junto com a expertise da tripulação. Com isso, o velejador falou sobre a sensação de conquistar o título em sua primeira competição no Soling. “A sensação foi ótima, não podia ter sido melhor. Mesmo pegando o barco na última hora e sendo a minha primeira experiência na classe, nós conseguimos velejar muito bem, velejamos conscientes, fizemos boas largadas e cometemos poucos erros. Foi ótimo poder dar esse primeiro passo na classe com a vitória”, completa.

Por fim, Tiago destacou a classe Soling e os aprendizados que ela pode proporcionar aos velejadores: “É uma classe que pode abranger qualquer tipo de velejador. Desde o profissional até o velejador que está começando, pois possibilita você aprender muito nela tanto sobre o veleiro em geral e como funcionam os mecanismos, assim como também a respeito de regatas, já que os barcos andam em uma velocidade muito parecida. Com vários barcos correndo, se torna uma regata muito divertida”, finaliza.

 Aproveite e clique na foto abaixo para conferir o álbum com as imagens do campeonato!

51º Campeonato Brasileito de Soling