Tripulação do VDS vai participar da 32º Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha | REFENO

Sócios Gustavo Lis e Cláudia Welter, do veleiro Tobago Cays, marcam presença na tradicional competição da vela brasileira que terá largada no dia 25 de setembro, no Marco Zero de Recife.

A bordo do veleiro Tobago Cays, os associados Gustavo Lis e Cláudia Welter vão representar o Veleiros do Sul na 32º Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, a REFENO, tradicional regata do calendário de vela do Brasil que terá largada no dia 25 de setembro, no Marco Zero de Recife.

A competição, que é organizada pelo Cabanga Iate Clube, conta com mais de 300 milhas náuticas de percurso, com chegada no Mirante de Boldró, em Fernando de Noronha, e será promovida para as classes ORC, IRC, RGS, VPRS, Mocra, Catamarã, Trimarã, Aço, Alumínio, Bico de Proa, Aberta, Turismo e Clássicos.

No momento, mais de 85 barcos de 16 estados brasileiros e uma embarcação da Espanha já estão confirmadas na 32ª edição do evento, que será promovido após o cancelamento em 2020 por conta da pandemia de Coranavírus. Para este ano, a regata retorna ao calendário de vela garantindo todos os protocolos sanitários para a realização da regata.

Representando o VDS na classe RGS, esta será a primeira vez que Gustavo e Cláudia participarão da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Na contagem regressiva para a largada do evento, Gustavo destacou a expectativa para a tradicional travessia. “Inicialmente a ideia era fazer uma regata passeio. Mas a competição chamou a atenção, e estamos, nas devidas possibilidades, de ter um barco mais equilibrado para a regata, com a expectativa de ficar entre os 3 primeiros Delta 41”, disse.

Abaixo, confira o relato dos sócios do VDS em formato de Diário de Bordo:

 
Eu e Claudia estamos no barco, praticamente desde o início da pandemia. Exatamente hoje, 17/setembro/21, estamos fazendo 1,5 anos no BoatOffice.

 

 

Objetivo era chegar em Angra e ficar um tempo por lá. Acabamos encontramos os organizadores da Farofenos, Bruna e Jairo do veleiro Jubarte que nos convidaram a subir a costa para participar da Refeno, regata que há muito tempo estava nos planos e que agora iria se realizar.

 


Bruna e Jairo, veleiro Jubarte

 

Aceitamos o convite e saímos de Angra dos Reis no dia 6 de junho.

Passamos por Niteroi, Rio de Janeiro, Cabofrio, Vitória, Caravelas, Abrolhos, Ilhéus, Camamu, Salvador, Barra de São Miguel até chegarmos a Recife. 

Para participar da regata, além de nós, convidamos:

 - Miroslaw Lis, 75 meu pai que apesar da idade adora velejar.

 - Arthur Carpes, o Mick Jagger dos pampas, com seus 78 anos que até hoje veleja e sempre quis fazer uma Refeno

 - Julio Numair 60, nosso cunhado, baita parceiro de velejadas, acho que o única que já fez uma Refeno.

 - Claudio Mika 63, grande velejador de Hobie Cat 16, amigo do coração que também queria participar desta regata. 

Estamos preparando o barco para a Regata.

Já passamos pela vistoria da marinha com todos os itens conformes.

Nosso objetivo era fazer uma regata passeio, mas conversa vai e conversa vem, achamos uma salinha no Cabanga Iate Clube, e nos deixaram colocar umas coisinhas. 2 Sups, duas bicicletas, quarta ancora, freezer, galões de diesel, cabos sobrasalentes, etc etc etc... Deve ter saído mais de 200kg até o momento e ainda estamos achando coisa. Modo regata - ON.

Iremos na classe RGS, será nossa primeira Refeno e vamos ver como vai ser.


Revisado o top e instalado suporte antena SSB

 

 


Bandeiras devidamente instaladas

 
Chegando em Recife

 
Golfinhos à vista

 
Indo para Recife


Barra de são Miguel


Conhecendo muitos amigos novos e lugares

 
Achando um irmão e uma irmã.