Orla na Av. Guaíba, na Vila Assunção, vai receber o nome do engenheiro e velejador José Augusto Corrêa Roth

Um dos principais espaços da Avenida Guaíba vai receber o nome do engenheiro, velejador e atleta de basquete José Augusto Corrêa Roth, sócio do Veleiros do Sul entre 1977 e 2020.

A solenidade de homenagem será realizada neste sábado, 20, às 12h, e vai marcar a denominação da Orla que fica situada na faixa de terra limítrofe entre a Avenida Guaíba e o Guaíba, compreendida entre o imóvel em que está instalada a Sede do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e a Avenida Copacabana, no Bairro Vila Assunção. A proposição, aprovada pela Câmara de Vereadores, foi de autoria da Vereadora Lourdes Sprenger.

“Esta bela homenagem ao José Augusto Corrêa Roth, conhecido pelo apelido de “Garrafão”, marca mais um grande reconhecimento à história dos sócios e velejadores do Veleiros do Sul. Em 2017 tivemos as denominações das rótulas da Av. Diário de Notícias com os nomes dos Comodoros Jorge Bertschinger, László Böhm e Manfred Flöricke. Agora, mais um espaço especial da Orla do Guaíba, nas proximidades de nosso clube, vai receber o nome de um grande amigo de todos, lembrado por sua grande atuação na Vila Assunção e a paixão pela vela, a qual ele compartilhou com toda sua família”, destacou o Comodoro Cícero Hartmann.

Morador da Vila Assunção por cinquenta anos, onde viveu com sua esposa Silvia, formou família e criou seus quatro filhos, José Augusto Corrêa Roth teve o contato com a vela nos anos 1960, através do sogro Victor Schramm. Tornou-se velejador ativo e conhecedor dos recantos mais bem guardados do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos. Foi vice-comodoro do Clube Veleiros do Sul e transmitiu o gosto pelo esporte náutico para filhos e netos.

Foi casado por 55 anos com Sílvia Beatriz Schramm Roth, deixou os filhos Frederico, Gustavo, Cristiano e Guilherme e nove netos.