Batismo dos novos integrantes e muita confraternização foram os destaques do Jantar Especial AVEC de final de ano dos Cruzeiristas

 

Em uma noite marcada pela confraternização entre amigos, familiares e convidados, a edição de final de ano AVEC do Jantar dos Cruzeiristas aconteceu nesta quarta-feira (1º), no Salão Social, fechando o tradicional encontro do Veleiros do Sul em 2021 com chave de ouro.

Cerca de 60 convidados estiveram presentes no jantar especial que marcou o último encontro deste ano e contou com um delicioso cardápio organizado pela Comodoria do VDS. No menu da noite, mix de verdes com tomate cereja, cebola roxa e lascas de parmesão para a entrada, um saboroso filé Rahmschnitzel com Spätzle, fechando com Strudel com nata na sobremesa.

Estiveram presentes no jantar o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Átrio de Oliveira Cruz, o Presidente do Conselho Deliberativo do Veleiros do Sul, Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira, a Comodoria do VDS, representada pelo Comodoro Cícero Hartmann, o Vice-Comodoro Administrativo, Paulo Hennig, e o Vice-Comodoro Social, Carlos Alberto Trein, familiares, amigos e convidados.

O Mãe Vinicius Magalhães iniciou a reunião destacando o quão gratificante era contar com a presença dos integrantes do grupo e os familiares e amigos nesta edição especial do jantar. Em seguida, ele pediu a todos uma salva de palmas em homenagem ao ex-Comodoro Augusto Eurico Hecktheuer, que veio a falecer nesta quarta-feira (1º).

Antes de iniciar a leitura das atas, o Mãe solicitou que todos os cruzeiristas que seriam batizados na noite se dirigissem para a parte de fora do salão, assim como manda a tradição do jantar AVEC que conta com o batismo dos novos integrantes. Logo após, ele relatou uma parte da história do Jantar dos Cruzeiristas de 03 de agosto de 1959, quando foi promovida a primeira festa AVEC. Em seguida, o Mãe realizou a leitura da ata do jantar de novembro e, na sequência, o Comodoro Cícero Hartmann fez a leitura da ata histórica, de maio de 1972.

Com a chegada de Netuno (Ricardo Habiaga), que contou com o auxílio de Manfredo Flöricke, foi iniciada a cerimônia de batismo dos novos integrantes do Grupo de Cruzeiristas do Veleiros do Sul. A primeira tarefa dos “batizandos” foi demonstrar suas habilidades de marinharia com os nós que todo marinheiro deve saber. Após, os seis integrantes participaram de uma regata que garantiu boas risadas entre os convidados no salão.

Depois da regata, seguindo a programação, Netuno ordenou que todos os batizados tomassem um brinde de Nicolaska e, junto com os padrinhos dos integrantes, realizou o batismo dos comandantes com o nome do peixe de cada um, conforme abaixo:

Leonardo Bridi, o Tira-Vira – Padrinho: Walter Bromberg
Fernando Leke, o Gaiado – Padrinho: Olavo Torres
Paulo Gonçalves (Pileca), o Xarelete – Padrinho: Manfredo Floricke
Luciano Lemanski, o Patudo – Padrinho: Eduardo Ribas
José Fraquelli, o Polaca – Padrinho: Gustavo Geyer
José Cássio, o Batata – Padrinho: Geraldo Moller

O Mãe pediu uma salva de palmas para Netuno e passou a palavra para o Comodoro Cícero Hartmann, que destacou a realização das regatas e confraternizações de aniversário do VDS na próxima semana e agradeceu a presença de todos no jantar. Ele também parabenizou os novos cruzeiristas e desejou bons ventos a todos.

Na sequência, Luciano Lemanski fez o uso da palavra para destacar as amizades no clube e os aprendizados com a vela, agradecendo a parceria e companheirismo de todos. Logo depois, o Ministro do Chopp, Olavo Torres, falou sobre a importância do grupo e da presença de todos nas reuniões realizadas mensalmente. O Mãe também destacou o histórico dos cruzeiristas falando sobre os fundamentos e responsabilidades do grupo.

O jantar encerrou com o tradicional brinde de Nicolauska, seguido do Hip Hip Hurra puxado pelo Ministro do Chopp, Olavo Torres. Clique na imagem abaixo e confira as fotos da noite!

Jantar dos Cruzeiristas AVEC