Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino contarão com Gustavo Thiesen como novo técnico em 2022
O atleta olímpico do VDS, Samuel Albrecht, e sua dupla, Gabriela Nicolino, vão iniciar o ciclo olímpico em 2022 com uma novidade. O associado, técnico e velejador, Gustavo Thiesen assume o posto de novo treinador da Classe Nacra 17.
Em sua carreira, Guga - apelido de Gustavo Thiesen – conta com a experiência de ter velejado em diversas classes da vela, com destaque para a conquista de seis títulos do Campeonato-Sul Americano de 470 e também 10 conquistas do Campeonato Brasileiro da classe. Como atleta, integrou a equipe olímpica de vela por 12 anos e conquistou, em 2018, o título do Campeonato Mundial de Vela Militar ao lado de Gabriela Nicolino. "Estamos animados para trabalhar com um grande amigo e velejador. Guga, que já divide tantos anos de campanha olímpica com a gente, agora está se juntando ao time", festeja Gabi.
“É muito gratificante receber este novo desafio e poder trabalhar com uma equipe de alto nível como o Samuel e a Gabriela. Antes de tudo, é uma responsabilidade conseguir manter um trabalho que vinha sendo feito de resultados. É muito bom e faz querer evoluir ainda mais na minha carreira para poder somar ao trabalho deles”, disse Gustavo.
Foi na classe 470 sua mais recente experiência como treinador olímpico. Neste ano, Gustavo Thiesen foi o técnico da dupla Henrique Haddad e Bruno Bethlem, que representou o Brasil na classe 470 masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Como reconhecimento, Guga recebeu o Troféu Mérito Esportivo 2021, em premiação realizada pela Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
“A minha experiência em Tóquio foi muito construtiva, não apenas nos Jogos, mas com toda a preparação nos campeonatos que participamos antes das Olímpiadas, conseguindo ver os materiais, equipamentos que os técnicos das principais equipes estavam usando e as formas como estavam trabalhando. Logo, isso foi muito produtivo para ter esse olhar técnico internacional e muito boa essa experiência com a equipe do 470 para buscar ferramentas e a atualização do trabalho técnico”, completa Thiesen.
A amizade construída ao longo dos anos aqui no Clube e a confiança no trabalho de Gustavo Thiesen como técnico são alguns dos pontos destacados por Samuel Albrecht nesta nova parceria. "Guga é um amigo de longa data, crescemos juntos no Veleiros do Sul e também como atletas. Velejamos juntos nas equipes Touché e Crioula, um foi acompanhando a trajetória do outro. Quando a gente pensa em um técnico, confiança e bom relacionamento são fundamentais e no Guga nós temos isso”, afirma.
Com a chegada do final do ano, a dupla aproveita para organizar a programação de datas para treinos e competições em 2022, iniciando mais um ciclo olímpico rumo aos Jogos de Paris 2024.