Memória Minuano: o primeiro barco construído no estaleiro do Veleiros do Sul

Apas pertencia a antiga classe U e foi construído por Roberto Funck 

A edição do Memória Minuano de hoje relembra a matéria especial sobre o primeiro barco construído no estaleiro do Veleiros do Sul, em 1935. O texto está na edição nº 129 da revista O Minuano, publicado em dezembro de 2011, e pode ser conferido na íntegra abaixo!

O Veleiros do Sul contava no tempo da inauguração de sua sede, em março de 1935, com um estaleiro que produziu barcos de madeira de diversas classes e que se destacaram no iatismo da época. O jornal Correio do Povo de 17 de maio de 1935 publicou a notícia sobre o lançamento do “Apas”, primeiro barco monotipo construído no Veleiros do Sul.

"Foi lançado à água o primeiro barco construído nos Veleiros do Sul"

No sabbado transacto foi lançado n'água com grande assistência de sócios, o primeiro barco a vela construído no estaleiro dos Veleiros do Sul. Este barco que recebeu o nome de "Apas" pertence a classe U de Montevidéo, e foi mandado construir pelo dr. Alberto D. Aydos, que já inscreveu o barco no registro dos Veleiros do Sul.

Após um pequeno bordejo de experiência foi feita a entrega official do barco ao dr. Aydos, fazendo-se ouvir, nessa occasião, diversos oradores. Depois de receber as felicitações dos presentes pelo magnífico acabamento do "Apas", o seu proprietário fez uma pequena excursão em redor das nossas ilhas, tendo como escolta de honra os barcos "Bavária" e "Sul".

De regresso desse pequeno “raid”, o dr. Aydos mandou servir aos presentes um chopp Continental, sandwichs e doces. Já ia escurecendo, quando os últimos veleiros deixavam a sede todos unânimes em lisonjear o optimo trabalho do esta-leiro dos Veleiros do Sul, sob a direcção do Sr. Roberto Funck e Jacob Zeller.

Navegando armado com as velas próximo ao clube, no Saco dos Navegantes

 Ancorado ao lado do trapiche da sede


Na carreira do estaleiro do VDS

Revista O Minuano, edição nº 129. Dezembro de 2021