Atenção, associados que possuem embarcações em vagas molhadas na marina do clube!

Informamos aos associados que durante a inspeção de rotina nos trapiches da marina e nos hangares foram constatadas diversas irregularidades nos cabos de força das embarcações conectados a rede de distribuição de energia do clube. Muitas vezes problemas nos cabos e terminais ocasionam a interrupção de energia de todo o trapiche. Os circuitos de distribuição contam com um dispositivo de segurança sensível para resguardar os usuários e a sobrecarga, curto, cabos mal isolados, terminais adulterados, cabos imersos na água dentre outros fatores acionam este dispositivo interrompendo o circuito.

As regras para conexão das embarcações na rede são claras e, como divulgado anteriormente, o clube possui os terminais adequados para os cabos a disposição dos associados para aquisição junto a secretaria do porto. Estes terminais são normatizados e tem a tensão distinta por cor e formato de encaixe conforme determina a norma. Os terminais de cor azul são para a tensão de 220 V e os de cor amarela são para tensão de 110 V. Da mesma forma, os terminais do totem no trapiche aonde estão as tomadas para conexão seguem a mesma identificação de cor.

Por diversas vezes constatamos irregularidades de conexão com terminais adulterados para conectar com terminal amarelo na tomada azul e vice versa. Os associados, desta forma, tornam-se diretamente responsáveis pelos danos que vierem a causar ao patrimônio do clube ou a terceiros.

Solicitamos a todos que revisem seus cabos de conexão à rede elétrica do clube e, se necessário, corrijam as irregularidades. A partir deste aviso, o clube tomará a liberdade de recolher todo o material em desconformidade a norma ficando o mesmo a disposição do associado na secretaria do porto para regularização.

Solicitamos também que ao desatracar sua embarcação não esqueçam de desconectar o cabo de energia evitando assim o dano ao patrimônio do clube e a interrupção de energia por curto circuito.

Por fim, informamos que as tomadas dos trapiches têm por finalidade a conexão das embarcações para carga de suas baterias bem como o uso de ferramentas elétricas para manutenção.