Previsão do Tempo: alerta de ventos fortes nesta semana

 

O Veleiros do Sul alerta a todos os proprietários de embarcações, marinheiros e atletas sobre a previsão do tempo devido a formação de uma tempestade subtropical que poderá provocar ventos fortes nesta semana.

De acordo com a Nota Oficial divulgada nesta segunda-feira pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, “o referido sistema, poderá provocar ventos intensos nas proximidades do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, podendo atingir 60 nós (110 km/h), entre as manhãs dos dias 15 e 19, e poderá atingir 45 nós (80 km/h) no litoral de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a noite do 16 e a manhã do dia 19 de maio”.

O sistema foi classificado como Tempestade Subtropical "Yakecan", significa “o som do céu” em tupi-guarani. A nota ainda destaca que há “condições favoráveis para a ocorrência de ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, com ondas entre 2,5 e 4,0 metros, entre as manhãs dos dias 15 e 19 e ressaca com ondas entre 2,5 e 3,0 metros no litoral de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre as manhãs dos dias 18 e 19 de maio”. A nota oficial da Marinha do Brasil pode ser conferida clicando aqui.

Além dos ventos fortes na costa do Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também informou sobre a onda de frio, com a pequena possibilidade de queda de neve na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. O comunicado pode ser conferido aqui.

Diante disto, é recomendado que se evite a navegação, além de tomar todos os cuidados necessários e proteger-se!